Robert Parker exerce uma influência gigantesca no mundo do vinho. Para o bem, e para o mal.
 
Um estudo recentemente publicado no periódico Arthritis Care & Research merece a atenção dos apreciadores de vinho...
 
Esse é um dos doces mais tradicionais da Itália. E o que era um doce típico da época do carnaval siciliano, acabou se tornando um clássico que se encontra durante todo o ano!
 
A harmonização é um assunto recorrente. No fundo, todo mundo fala em descomplicar, mas, na prática, poucos a descomplicam, de fato... Vamos tentar?
 

Bussaco

A duas horas de Lisboa, a uma hora do Porto, no meio de uma floresta, existe um palácio real. Ou irreal, pois parece até mesmo de contos de fada. Bem-vindo a Bussaco, que não é exatamente uma denominação de origem, mas é sem dúvida, uma lenda do vinho!
 

Graciano

Graciano é uma cepa típica de Rioja, e é considerada por muitos como a mais interessante da região, à frente até da Tempranillo, principal uva de Rioja e da Espanha!
 
Muitos homens da ciência, cada um ao seu tempo, dedicaram-se a estudar assuntos relacionados ao vinho. E todos eles contribuíram, de maneira significativa, para o desenvolvimento desse universo.
 
Uma das sobremesas mais famosas da França, que combina muito bem com vinho, e é muito charmosa, é também muito fácil de fazer. Melhor, impossível. Não conhece? É uma torta de maçã deliciosa!
 
Consumo moderado é igual a bom senso. Cada um tem o seu, cada um entende como quer...
 
A combinação entre um vinho e a picância das pimentas tem fama de ser difícil, e é, sem dúvida, um desafio. Mas é daqueles desafios que dá, sim, para a gente encarar... Você topa?
 

Fato ou boato?

Que tal esclarecermos alguns pontos? Afinal, isso é fato ou boato?
 

Alvarinho

Exuberância, teu nome é Alvarinho! Se preferir, Albariño!
 
Porque vinho e bom humor têm tudo a ver um com o outro! 
 
Uma das histórias mais bonitas relacionadas ao vinho vem do Cristianismo, no momento em que Jesus realiza seu primeiro milagre.
 

Por que carvalho?

Dois mil anos antes de Cristo, baldes de madeira já eram usados para armazenar e transportar vinho. Já mais especificamente, os barris fechados de carvalho remontam ao tempo do Império Romano. Mas afinal, por que carvalho?