A enologia é uma profissão que combina ciência e arte. E que, mesmo tão tradicional, evolui de maneira evidente, ao longo do tempo.
 

Lemberger

Se você considera vinho da Alemanha sinônimo de vinho branco, precisa conhecer essa uva, capaz de produzir fantásticos tintos alemães!
 
Amantes de café não concebem encerrar uma refeição, sem uma xícara. E a combinação do café e do vinho vem chamando a atenção, em vários pontos moderninhos, espalhados pelo mundo. Então, virou assunto também por aqui.
 
Uma das questões mais debatidas, em relação aos benefícios do consumo moderado de vinho à saúde, diz respeito ao diabetes. Não há consenso, é certo. Mas veja esse estudo.
 
Impossível viajar pelo mundo do vinho sem nos depararmos com muitas terminologias em outros idiomas. Talvez esse seja, inclusive, um dos muitos charmes e atrativos dessa viagem: aprender!
 

Grécia

O vinho é uma parte importante da cultura grega, há mais de quatro milênios, como comprovam várias descobertas arqueológicas.
 
Sempre tem alguém para dizer: “essa é a receita verdadeira!” Pois bem. Nesse caso, é mesmo. Entenda o motivo.
 
Todo amante de vinhos fala em Velho Mundo, e em Novo Mundo. Mas, atualmente, existe um “novo” Novo Mundo nesse cenário! Que tal conhecê-lo?
 

Colorino

Uma uva cheia de cores e taninos. Nativa da região da Toscana, na Itália. Muito prazer, Colorino!
 
Já ouviu falar em enofobia? Isso existe. É medo de vinho!
 

Hunter Valley

Essa é a região vinícola mais antiga e tradicional da Austrália. E também uma das mais interessantes!
 
Morangos, vinho espumante e chocolate. Não existe, nesse mundo, combinação melhor!
 

Cabestrel

Muitas uvas são extremamente tradicionais. Algumas são até milenares. Mas outras são muito novas, como é o caso da Cabestrel...
 
A palavra Château significa castelo, em francês. No plural, Châteaux. Mas será que cada rótulo de vinho francês que menciona um Château diferente, está se referindo a um castelo diferente?
 

Você sabia?

O vinho é tão importante na história da humanidade, que inúmeras são suas lendas! Muitas delas relacionadas aos gregos e romanos...