Malagousia

Assim como a fênix, pássaro da mitologia grega, a Malagousia também nasceu na Grécia. E do mesmo modo que a fênix, essa uva também renasceu!
 

Você é o pizzaiolo!

A história da pizza começa há mais de 5.000 anos. Ao que consta, hebreus e egípcios comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal, assada em temperatura alta, depois coberta com ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.
 
Nunca houve dois franceses tão diferentes entre si... A rivalidade entre essas duas regiões, ambas produtoras de maravilhosos vinhos, pode ser o estopim para apaixonadas discussões.
 

Mourvèdre

Essa é uma cepa originária da Espanha, onde é mais conhecida como Monastrell, e onde é a segunda uva mais cultivada. Mas a Mourvèdre desenvolveu-se também muito bem na França, na Austrália, na Califórnia e em Portugal, onde também é chamada de Mataró. Na França, o efeito seco no palato lhe rendeu um apelido: Etrangle-Chien, algo como um cachorro estrangulador.
 
Os lindos e misteriosos filetes que escorrem pela taça de vinho são chamados de lágrimas do vinho, ou, também, de pernas, arcos, abóbadas, arcadas... Mas por que será que eles surgem?
 

Vinho Pét-Nat

Muitos mercados, não somente o do vinho, assistem a uma busca por produtos naturais e elaborados por técnicas antigas, às vezes erroneamente consideradas “ultrapassadas”.
 
Sempre alertamos, aqui, para a importância da moderação no consumo de álcool. Mas isso não é uma ideia nova, pelo contrário. Essa preocupação sempre esteve presente na história da humanidade, e do vinho.
 
Esqueça aquele brigadeiro tradicional. Quer dizer, não esqueça não, porque ele também é muito bom. Mas experimente essa receita, com chocolate amargo, tipo 70% de cacau, e vinho do Porto. Você não vai acreditar!
 
As fronteiras do mundo do vinho vão muito além das famosas Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay... Você já ouviu falar em uvas autóctones?
 
Uma das palavras mais faladas no mundo do vinho. Uma das menos entendidas, também... Então, vamos lá!
 

Vinho de gelo?!

 
Esse não é um vinho feito DE gelo. Mas chama-se “vinho de gelo”, e você vai entender o porquê.
 

Portugal

Mundialmente famoso pelos fortificados vinhos do Porto e Madeira, Portugal tem cada vez mais atraído a atenção, também, pela ampla gama de estilos de vinhos excepcionais que produz.
 
Um dia Charles Chaplin disse “a persistência é o menor caminho ao êxito”. O assunto não era vinho, mas, se fosse, ele estaria certíssimo!
 
O vinho estimula todos os nossos sentidos, e também nossa curiosidade (mais importante que o conhecimento, segundo Einstein). Selecionamos uma dúzia de fatos curiosos a respeito do vinho. Divirta-se!
 
Todo mundo tem uma sugestão de vinho para acompanhar uma boa massa! Mas e quando os desafios são maiores, você sabe como harmonizar?