10 dicas de armazenagem

É importante lembrar, sempre, que o vinho é vulnerável ao ambiente. Siga essas 10 dicas simples, e o seu vinho ficará agradecido.

 1ª - Tá na hora de deitar...

Na horizontal, o vinho mantém o contato com a rolha, e impede que o ar entre na garrafa. Essa preocupação não é necessária com espumantes, vinhos fortificados, ou que utilizam tampa de rosca (screw cap).

 2ª - Temperatura constante!

Esse é um segredo importantíssimo. E o ideal é que esteja entre 5 e 15°C, e o perfeito é entre 10 e 15°C. Mudanças bruscas acabam com o vinho.

 3ª - Atenção à umidade!

O recomendável é entre 50 e 80%, para que as rolhas não ressequem e encolham, e o rótulo não mofe. Dependendo da região onde more, pense num umidificador de ambientes.

 4ª - Uma sombra, por favor...

Somente o vidro escuro da garrafa não protege o líquido dos raios UV, que vão danificar e degradar o vinho. Cuidado, também, com as lâmpadas fluorescentes.

 5ª - Pssssssiu, tem gente dormindo!

Parece frescura, mas não é. Vinho não gosta de agitação nas suas moléculas. Então, se alguém na sua casa toca bateria, deixe suas garras bem longe dela...

 6ª - Limpinho, mas sem cheirinho...

No processo de envelhecimento, a rolha permite uma pequena entrada de oxigênio dentro da garrafa, para que ele se desenvolva, e ofereça o seu melhor. Se o oxigênio do ambiente estiver com cheiro de dedetização, é esse o oxigênio que vai para o seu vinho, entendeu?

 7ª - Por quanto tempo?

Quem já teve a experiência de deixar um vinho passar do tempo, não se esquece. Até porque, nem todos os vinhos são feitos para envelhecer por muito tempo; na verdade, a grande maioria não é. Para ler sobre vinhos de guarda, clique aqui. Como essa não é uma informação comum nos rótulos, na dúvida, entre em contato com a vinícola. E, por via das dúvidas, se você não tiver certeza de que se trata de um vinho de guarda, consuma-o no prazo máximo de 5 anos.

 8ª - Adega não é hospital

Envelhecer um vinho mediano não vai fazê-lo ficar excelente; vai torná-lo um vinho mediano, envelhecido... Pense nisso.

 9ª - A suíte master do vinho...

Com todas essas dicas na cabeça, agora é a hora de planejar... Qual é o local mais indicado da sua casa, para o seu vinho?

 10ª - Chegou a hora de abrir o vinho

O lembrete final é: a temperatura de armazenagem nem sempre é a mesma indicada para servir o vinho. Para ler sobre a temperatura ideal para servir o vinho tinto, clique aqui, e para o branco, aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.