Porto, por quanto tempo depois de aberto?

Nem sempre uma garrafa de vinho é inteiramente consumida no mesmo dia em que a abrimos. Principalmente, quando se trata de vinho fortificado.

No caso do Porto, você sabe por quanto tempo guardá-lo, depois de aberto?

Em primeiro lugar, é necessário verificar se trata-se de um vinho do Porto Ruby (que foi envelhecido em garrafa), ou um vinho do Porto Tawny (que foi envelhecido em madeira). Essa é uma diferença importante.

Os vinhos do Porto Ruby vão sofrer com a oxidação mais rapidamente:

 Se for Vintage, considere a mesma situação de um vinho normal, não fortificado. Depois de 2 dias aberto, ele já estará ficando evidentemente diferente.

 Se for um LBV (Late Bottled Vintage), a resistência é um pouco maior, e ele manterá suas características por cerca de 5 dias, após aberto.

 Já um Ruby Reserva poderá ser consumido, sem prejuízo à degustação, por até 10 dias.

Os vinhos do Porto Tawny, em compensação, aguentam mais tempo, depois de abertos:

 Um Tawny Reserva, para prazer de seus apreciadores, manterá suas qualidades por até 4 semanas após a abertura da garrafa.

 Os vinhos Tawny Colheita ou então com Indicação de Idade, aqueles rotulados como 10, 20, 30 ou 40 anos, têm capacidade para serem guardados por até 4 meses (na realidade, quanto mais velho, maior sua capacidade).

Para surpresa de muitos, os vinhos do Porto não são necessariamente tintos, sabia? E quando for um vinho do Porto branco, você sabe o que fazer? Caso ele tenha Indicação de Idade, vale o mesmo princípio dos 4 meses, quanto mais velho, mais tempo. Se não tiver Indicação de Idade, considere que ele estará na sua condição ideal por, no máximo, 20 dias, depois de aberto.

Em todas essas situações, não quer dizer que, passado esse tempo, o vinho do Porto estará estragado. Mas certamente não terá as mesmas características originais. Então, para que judiar do vinho, e do seu paladar?

Durante esse período, guardar na geladeira é, sim, uma boa ideia. Com a rolha original, ou então com tampões próprios para armazenamento de vinho. Na vertical, de pé. Mas não na porta. Ficar agitando o vinho, a cada abertura de porta, só vai acelerar o processo de oxidação.

Não é por falta de informação, então, que a gente vai deixar vinho estragando, não é mesmo?

Mas, se você não quiser guardar o que sobrou de vinho do Porto, temos algumas outras ideias. Aprenda a fazer uma tradicional rabanada portuguesa, com vinho do Porto, clicando aqui. Ou então, surpreenda a todos com uma deliciosa mousse de chocolate com vinho do Porto, facílima de fazer, clicando aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.