Que tal uma adega globalizada?

Para alguns, o prazer do vinho está em descobrir cada vez mais possibilidades, a partir de uma preferência já identificada. Por exemplo, aprofundando-se em Malbecs argentinos, ou então em italianos da Toscana. 

Para outros, esse prazer está em terroirs e uvas sempre diferentes, passeando livremente pelo mundo dos vinhos como um aventureiro sem destino final. As sugestões, dessa vez, são para a adega de enófilos com esse segundo perfil...

A seguir, então, um exemplo de lista com 25 tipos de vinhos para transformar sua adega em um passaporte cheio de carimbos:

 Tenha na sua adega dois tintos franceses: um Bordeaux e um Borgonha. Sim, é possível comprar exemplares desses vinhos a preços bastante acessíveis, não se assuste.

 Sem sair da França, tenha armazenado, também, um Rosé da região de Provence. Considere, ainda, um espumante francês que, se puder ser de Champagne, excelente. De qualquer forma, saiba que há excelentes exemplares de outros espumantes espalhados por toda a França.

 Da Itália, procure por um Barolo para a sua adega. E um Primitivo de Manduria. Além disso, tenha um leve Chianti, e uma garrafa de espumante Prosecco.

 Da Espanha, sua adega vai agradecer se você não deixar faltar um tinto Rioja, produzido com Tempranillo, um espumante Cava, e um fortificado Jerez.

 De Portugal, tenha à mão pelo menos um refrescante Vinho Verde, um tinto do Alentejo, e um fortificado Vinho do Porto.

 Dos Estados Unidos, um Cabernet da Califórnia, e um Chardonnay.

 E da Austrália, um varietal Shiraz e uma garrafa do tradicional corte australiano de Grenache, Shiraz e Mourvèdre, que ficou internacionalmente conhecido pela expressão “corte GSM”.

 Da Argentina, obviamente, um Malbec. Mas também um branco produzido à base de Torrontés.

 Do Chile, não pode faltar um Carmenère, e também um Cabernet Sauvignon.

 Da Alemanha, um vinho branco produzido com a uva Riesling. Da África do Sul, um tinto da cepa Pinotage.

 Para finalizar, um espumante nacional, celebrado e reconhecido!

Para desfrutar cada um desses vinhos, só não se esqueça da boa companhia, essencial em qualquer viagem, inclusive nessa!

E, se quiser conhecer um pouco mais sobre a produção de vinho em diferentes países, pelo mundo, clique aqui.

Saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.