A importância da armazenagem

A adega ideal é escura, espaçosa, silenciosa, fresca, ligeiramente úmida, com uma única entrada, e só você tem a chave. Ok, essa adega está no reino da fantasia, e não nas nossas casas.

Em contrapartida, o pior lugar para armazenar o vinho (desculpem-nos os designers de cozinha) é próximo ao fogão, ou à geladeira. De preferência, procure outro ambiente para as suas garrafas.

O vinho é sensível ao contato com o oxigênio, à umidade, luz, oscilação de temperatura, vibrações... Então, sua adega não precisa, necessariamente, ser grande ou sofisticada, mas precisa estar no lugar mais apropriado da casa, e que garanta algumas condições:

 Temperatura

Constância é a palavra. O vinho detesta grandes flutuações de temperatura. O ideal é manter suas garrafas guardadas em temperatura estável, entre 10 e 15°C. Mudanças sazonais suaves não interferem, mas temperaturas extremas ou mudanças bruscas podem, sim, causar dano.

 Umidade

Abaixo de 50%, as rolhas ressecarão e encolherão, o que certamente não é bom. Acima de 80%, seus rótulos mofarão. Então, a umidade relativa do ar ideal para o armazenamento de vinhos está em algum ponto nesse intervalo. Dependendo da região do país, faça uso de umidificadores.

 Luz

Não é à toa que a maioria das garrafas de vinho seja escura. A luz pode modificar o sabor dos vinhos, danificando-os. Evite exposição de luz prolongada, principalmente à luz direta do Sol.

 Vibração

Estabilidade é tudo para o desenvolvimento do vinho. Vibrações fortes, provocadas por aparelhos domésticos ou pelos fortes sons próximos à janela, podem interferir nesse processo, estragando o vinho.

 Posição

Como as rolhas devem ser mantidas úmidas, as garrafas devem ficar deitadas. Mas isso não se aplica às tampas de rosca (screw cap), por exemplo; essas garrafas podem, sim, ficar de pé.

Armazenar o vinho corretamente é importante para o vinho do dia a dia. E é essencial para o vinho de guarda. Para ler mais sobre vinhos de guarda, clique aqui.

E, se por um ou outro motivo você não consegue garantir essas condições para as suas garrafas, na sua casa, não desanime; esse não é motivo suficiente para você deixar de apreciar um bom vinho.





Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.