O vinho e a religião

Nenhuma outra bebida, nem a água, tem tanta ligação com a religiosidade humana, como o vinho. O vinho é, literalmente, a bebida mais divina de todas!

Na realidade, o vinho representa a conexão mais profunda e reveladora entre os humanos e sua necessidade de ligar-se ao que chamamos de divino. Até porque o vinho é uma bebida que acompanha a evolução da humanidade há, pelo menos 6.000 anos.

O cultivo da vinha e a produção do vinho foram alguns dos muitos processos dentro da evolução da humanidade. E o vinho ajudou, à sua maneira, a alterar a concepção da realidade de uma forma mística.

Fez parte de rituais gregos e romanos, com o culto a Dionísio, o deus grego do vinho, e a Baco, seu equivalente romano. Esses fatos históricos são indissociáveis do desenvolvimento do Cristianismo como o conhecemos na atualidade.

Sem falar que o emprego do vinho nos sacramentos cristãos tem também vínculos diretos com o Judaísmo.

A presença do vinho na Bíblia é tamanha, que, em todo o Velho Testamento, o Livro de Jonas é o único a não fazer nenhuma referência ao assunto.

Nós encontramos nossas primeiras histórias bíblicas sobre o vinho no livro de Gênesis, com abordagem sobre as origens do vinho e também sobre o poder de seus efeitos inebriantes.

A versão bíblica para a origem do vinho, por exemplo, está na história de Noé e do dilúvio enviado por Deus, em resposta à maldade do ser humano. Se quiser ler sobre isso, clique aqui.

Já do Novo Testamento, quem não conhece a história do primeiro milagre de Jesus, transformando água em vinho? Se quiser ler sobre essa bela passagem, clique aqui.

E o que dizer do papel do vinho na Eucaristia, representando o sangue de Jesus? Aliás, para ler um artigo que despertou muito interesse de nossos leitores mais antigos, sobre vinhos canônicos, utilizados na consagração, clique aqui.

E não é necessário ler a Bíblia para atestar o caráter divino da bebida. Isso porque não é nada difícil ouvir uma referência à manifestação da força de Deus sobre a natureza, por meio da “simples” transformação da uva em vinho...

Depois de tudo isso, para encerrar, que tal ler mais sobre Dionísio, o famoso deus do vinho? Basta clicar aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.