Bem-vindos ao paraíso!

O dia 1º de junho de 2016 talvez entre para a história do vinho, como o dia em que La Cité du Vin (A Cidade do Vinho) foi finalmente aberta ao público, depois de 3 anos de muito trabalho na construção.

Pode ser uma surpresa para muitos, para outros, nem tanto. Alguns leitores do Tintos&Tantos, por exemplo, já sabiam desse projeto, porque adiantamos o assunto, com dois anos de antecedência! Para ler o que publicamos, naquela época, clique aqui.

Bom, mas o que é La Cité du Vin?

É um grande centro cultural, inteiramente dedicado à cultura do vinho, localizado na cidade de Bordeaux.

São 13.350m2 e 55 metros de altura, em uma construção curvilínea que dá a sensação de movimento e de fluxo contínuo, com diversas referências visuais: o redemoinho de vinho movendo-se em uma taça, o enrolado movimento de uma videira, o fluxo e as curvas do rio Garonne....

O espaço para a mostra permanente conta com 3.000m2, que podem ser visitados em um passeio guiado, com explicações disponíveis em 8 idiomas diferentes. Além disso, estão programadas 2 exposições culturais temporárias por ano, e a exposição de uma região vinícola convidada a cada verão.

Do alto de um mirante, de 35 metros de altura, a visão que se tem, de Bordeaux, convida à degustação de vinhos, e à boa conversa ou reflexão.

Há ainda um auditório com 250 lugares, três áreas de degustação, uma biblioteca, uma loja temática, e é claro, bons restaurantes e com vista panorâmica.

O investimento governamental para a construção representou cerca de 80% do total gasto, mas, em compensação, não está previsto financiamento público para o funcionamento do empreendimento, que passará a ser mantido pela renda gerada pelos 450.000 visitantes previstos por ano, além de contar com patrocínios da iniciativa privada.

Importante citar, também, que La Cité du Vin gera 750 postos de trabalho, incluindo 250 empregos diretos.

O mundo do vinho é para ser degustado. Para ser desbravado. Para ser apreciado. Mas o mundo do vinho também é um braço importante da economia de diversos países, incluindo é claro, a França, onde está La Cité du Vin.

Vale mencionar que em La Cité du Vin os enófilos visitantes poderão degustar e comprar, além dos vinhos de Bordeaux, uma imensa variedade de vinhos, do mundo todo, inclusive brasileiros. A escolha dos primeiros 15 vinhos brasileiros que estarão lá coube ao Ibravin, de acordo com orientação do Comitê Gestor do Projeto Wines of Brasil. 

Nós vamos encerrar o artigo da mesma maneira que o fizemos há 2 anos: Bordeaux está de braços ainda mais abertos para o turismo, e para os amantes do vinho. É ou não é para ficar com o passaporte em dia?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.