Até a garrafa é um charme...

Grandes vinhos costumam ter nome mundialmente famoso. Seja do produtor, seja da região. Assim é com Châteauneuf-du-Pape. E esses vinhos, além de terem um nome memorável, também têm uma garrafa só deles...

Châteauneuf-du-Pape é uma das denominações de origem mais notórias do mundo, famosa, entre outras coisas, pelo grande número de uvas permitidas no corte de seus vinhos: treze!

A garrafa específica dos vinhos de Châteauneuf-du-Pape, independente da vinícola produtora, tem um logotipo em relevo. O logotipo, assim como um brasão papal, é formado pela mitra papal e pelas duas chaves de São Pedro.

Ok. Ninguém é obrigado a saber o que é uma mitra. É o chapéu alto e largo que faz parte do traje solene do Papa, de bispos, arcebispos e cardeais.

E as chaves de São Pedro? São as chaves do Reino dos Céus. Elas simbolizam a autoridade que ele, São Pedro, recebeu de Jesus Cristo, depois do apóstolo reconhecê-Lo como o Filho do Deus vivo.

Voltemos à garrafa. Além da mitra papal e das duas chaves de São Pedro, o logotipo das garrafas da denominação também traz a expressão Châteauneuf-du-Pape Contrôlé, em torno desse emblema, escrita em letras góticas.

Mais do que promover e diferenciar os reconhecidos vinhos dessa região, a estratégia adotada tem como objetivo oferecer uma garantia de autenticidade ao consumidor, na medida em que dificulta ainda mais eventuais falsificações, uma das maiores preocupações de produtores de vinhos renomados.

A ideia dessa garrafa partiu do Barão Pierre Le Roy Boiseaumarié (1890-1967), co-fundador do INAO (Institut National des Appellations d'Origine), e um dos líderes da criação do sistema francês de denominação de origens, o AOC (Appellation d'origine contrôlée).

A garrafa foi criada em 1937, e tem o seu direito de uso exclusivo, pelos produtores de Châteauneuf-du-Pape, concedido pelo Supremo Tribunal da França.

Para encerrar, se você ficou curioso sobre a forte ligação dessa denominação de origem com a história do papado católico, ou se ficou curioso sobre a característica desses vinhos tão reconhecidos pela sua qualidade, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.