Sobre Châteaux e Castelos

A palavra Château significa castelo, em francês. No plural, Châteaux. Mas será que cada rótulo de vinho francês que menciona um Château diferente, está se referindo a um castelo diferente?

Não necessariamente. O nome Château é usado para designar uma propriedade produtora de vinho na França, independente do tipo de construção arquitetônica.

Na maioria das vezes, esses produtores podem estar instalados em uma casa normal, em uma sede de fazenda, ou em um edifício onde funciona uma vinícola. Em alguns casos raros, Château realmente vai significar um castelo.

Diz a história que o Château francês mais antigo é o Pape Clément, que existe desde o século 13, e é um castelo que pertencia, realmente, ao Papa Clément V, e que, desde aquela época, produz vinhos da denominação de origem Pessac-Léognan, em Bordeaux. O Château teria sido um presente de seu irmão, quando ele se tornou Arcebispo de Bordeaux, sete anos antes de ser escolhido como Papa.

Mas o fato de nem todo Château ser um castelo, não significa, também, que esse nome pode ser usado por qualquer um. Somente utiliza essa designação, na França, uma propriedade particular que produz seu vinho a partir de uvas cultivadas, exclusivamente, em seu próprio vinhedo. É um termo que não pode ser aplicado, por exemplo, nem por cooperativas, nem por negociantes que compram uvas de terceiros para produzir vinhos.

Além disso, alguns produtores reservam o nome de seus Châteaux para rotular apenas os seus vinhos de maior qualidade.

Desfrutar um vinho entendendo melhor o que quer dizer seu rótulo, certamente dá ainda mais prazer! Experimente!

foto do Chateau Prieuré-Lichine




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.