Curiosidades da indústria do vinho

Se o mundo dos vinhos é, para nós, um espaço de prazer e conhecimento, para outros é o ganha-pão. Mas, em ambos os casos, é sempre repleto de curiosidades.

Um estudo, realizado pela divisão de pesquisas da empresa de consultoria Morgan Stanley, traz informações interessantes.

 Quanto se produz?

São mais de um milhão de produtores, ao redor do mundo. Juntos, produzem cerca de 25 bilhões de litros de vinho por ano. Mas a produção vem diminuindo, desde o pico de 2004, quando atingiu quase 30 bilhões.

 Quem produz mais?

A Europa ainda é o maior produtor de vinho do mundo, liderada pela França, Itália e Espanha, com mais de 13 bilhões de garrafas produzidas por ano, 54% do total. Mas a produção desta parte do mundo caiu acentuadamente, inclusive pelo mau tempo durante o ano de 2012.

 E quem mais cresce?

A China está se tornando um relevante produtor de vinho no mundo, já tendo ultrapassado os 5% da produção mundial, com aproximadamente 1,3 bilhão de garrafas de vinho anuais. É um crescimento astronômico para quem, na década de 90, praticamente não produzia vinho.

 Mas a produção mundial é suficiente?

A demanda global por vinho, segundo o estudo, é crescente, e está por volta de 27 bilhões de litros anuais de vinho, sendo maior que a produção atual. Mas esse déficit provavelmente não será percebido nesse momento, pois a superprodução das safras anteriores garantiu estocagem e tende a ser suficiente para abastecer o mercado.

 E quando tem crise?

A crise econômica de 2008, por exemplo, que afetou principalmente os EUA e a Europa Ocidental, causando um período de recessão, afetou também o mercado mundial de vinho, causando uma queda de aproximadamente 5% no consumo, que, a essa altura, já foi praticamente recuperado.

 Onde o consumo mais cresce?

O francês ainda é o povo que mais bebe vinho no mundo, mas os americanos estão se aproximando, já no segundo lugar. Estamos falando em termos absolutos, e não per capita, ok?

O gosto da China pelo vinho também está em crescimento, tendo o consumo chinês dobrado duas vezes nos últimos cinco anos. Achou surpreendente? Saiba que, segundo os economistas da Morgan Stanley, a China deve se tornar o maior consumidor mundial de vinho, em 2016... Parece longe? Está aí...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.