O vinho da época de Cristo

O vinho é tão presente na Bíblia, que, em todo o Velho Testamento, o Livro de Jonas é o único onde não encontramos nenhuma referência ao assunto. Ao fim do dilúvio, ao que consta, a primeira coisa que Noé fez foi plantar uma vinha. Não surpreende que o vinho tenha sido a bebida escolhida para a Última Ceia...

Essa é uma bebida que acompanha a evolução da humanidade há, pelo menos 6.000 anos. Mas terá sido ela sempre meio parecida? Como será que era o vinho, por exemplo, da época de Cristo e seus discípulos?

Começando pela cepa, há enorme controvérsia sobre quais cepas existiam ou não naquela época. Mas há um consenso de que, na região de Jerusalém, a variedade dominante era uma ancestral da uva que hoje chamamos Syrah, originária da Pérsia.

A alta sociedade romana tinha uma clara preferência pelo vinho branco e doce, mas os moradores das regiões palestinas preferiam vinho tinto. As menções bíblicas ao vinho, que são muitas, são sempre relacionadas ao vinho tinto.

Segundo as práticas da época, após a colheita as uvas eram pisadas por escravos, e, após a fermentação, vinhos diferentes eram produzidos para estratos diferentes da sociedade. Adicionavam-se ao vinho, àquela ocasião, mel, água, ervas, especiarias, além de pó de mármore, clara de ovo...

Parte dos vinhos, inclusive, era exposta à ação da fumaça, o que daria um sabor defumado típico.

Somente os melhores vinhos, puros e sem aditivos, eram separados por um período, para que a ação do tempo os tornasse mais aprazíveis. E esse vinho, puro e levemente envelhecido era o vinho utilizado nas celebrações religiosas.

Dessa maneira, podemos tirar algumas conclusões, claro que sem nenhuma prova contundente de veracidade, a respeito de como era o vinho na época de Cristo. Um vinho tinto de uma uva parente da Syrah, que, em se tratando de celebrações religiosas, era levemente envelhecido e sem os aditivos costumeiros.

Mas é o limite que nos permite a distância histórica. Qual era o sabor desse vinho, talvez nunca saberemos...

O que sabemos é sobre nossa paixão pelos vinhos e nosso profundo respeito à crença de cada um, independente de qual seja.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.