A vinha de Noé

São várias referências bíblicas ao vinho. A história de Noé é uma delas, e é das mais interessantes: Noé teria sido o primeiro homem a plantar uma vinha.

Segundo a Bíblia, Deus enviou o dilúvio à terra em resposta à maldade do ser humano, mas poupou Noé e sua família, o orientando a construir uma arca, na qual ele ficou por 40 dias e 40 noites, à espera do fim da inundação. Na arca estavam Noé, sua esposa, seus filhos e esposas, além de um casal de cada espécie animal.

Todos os seres vivos sobre a terra, durante o dilúvio, foram dizimados. Só salvaram-se os que estavam na arca. Deus salvou Noé por ele ser um homem inocente e virtuoso, que daria origem à nova linhagem humana, a partir desse acontecimento.

Ao fim do dilúvio, Deus estabeleceu uma aliança com os homens, prometendo não mais destruí-los. E Noé, ao descer da arca, construiu um altar, e plantou uma vinha.

Ao plantar a vinha, Noé literalmente criou raízes na região. Foi assim que o ser humano descobriu a agricultura, e deixou de ser nômade.

O cultivo da uva, nesse contexto, teria sido um marco da evolução da humanidade, em direção à civilização, como hoje a conhecemos.

Coincidentemente ou não, as primeiras evidências da Vitis Vinifera estão localizadas perto do Monte Ararate, no leste da Turquia, perto da fronteira com o Irã e com a Armênia, onde Noé supostamente teria cultivado a uva.

Independente da crença de cada um, essa é, sem dúvida, uma história interessante para os apaixonados pelo mundo dos vinhos, não é?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.