A adega mais antiga do mundo

Foi descoberta, no norte de Israel, em uma cidade chamada Tel Kabri, aquela que é provavelmente a adega mais antiga do mundo!

Construída por volta de 1.700 a.C, por cananeus, povo que habitava a região, a adega foi considerada incomparável não só pela idade, mas, também, pelo tamanho (aproximadamente 35m2).

Foram encontradas, em seu interior, nada menos que 40 ânforas, cada uma com capacidade para 50 litros de vinho. Ou seja, uma adega com 2.000 litros de vinho!

Obviamente o vinho, mesmo, não estava mais lá. As ânforas foram quebradas, provavelmente destruídas por um terremoto, ou outro evento tão violento quanto, que cobriu tudo com escombros, e que deve ter acontecido por volta do ano 1.600 antes de Cristo.

E como os cientistas sabem que os jarros quebrados continham vinho?

Eles analisaram os fragmentos das ânforas, e encontraram vestígios de ácido tartárico e de ácido siríngico, dois ingredientes presentes no vinho. E também descobriram componentes que sugerem a presença de outros ingredientes populares em vinhos antigos, como o mel, hortelã, canela, e resinas.

A adega faz parte de um palácio, hoje em ruínas, e fica perto de um grande salão onde antropólogos acreditam que aconteciam grandes eventos, para importantes convidados.

Uma bela descoberta, não é mesmo?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.