Uma lenda sobre a invenção do vinho

Não existe uma história comprovada que marque a descoberta, ou a invenção do vinho. O que existem são mitos, fábulas e lendas. E elas são muitas, e muito interessantes!

Na antiga Pérsia, onde hoje fica o Irã, existia um rei, ou um xá, chamado Jamsheed. De acordo com a lenda, Jamsheed, querendo consumir uvas durante o ano todo, mesmo fora da época da colheita, armazenou-as em um jarro.

Quando o inverno chegou, ao abrir o jarro, ele encontrou as uvas partidas, e o suco que saía delas borbulhando, em processo de fermentação.

Sem saber o que estava acontecendo, Jamsheed desconfiou que aquele conteúdo estivesse de alguma maneira enfeitiçado ou envenenado, e ordenou que ninguém o consumisse.

Uma das mulheres do seu harém, contudo, ignorou a ordem, e bebeu aquele líquido. Ao que consta, ela estaria enferma, e buscava, talvez, o suicídio.

O fato (ou a lenda) é que, ao beber, ela ficou sonolenta e adormeceu. Ao acordar, ela estava “milagrosamente” curada do mal do qual ela padecia.

Diante da surpresa de todos, Jamsheed declarou aquela bebida, ou seja, o vinho, como um remédio sagrado, e ordenou que mais uvas passassem a ser armazenadas em jarro.

Sem ter como atestar a veracidade dessa história, ou das outras, como a de Noé, o fato é que o homem descobriu, ao longo da sua existência, os prazeres e benefícios do vinho.

Se quiser ler sobre a história de Noé, que, segundo a Bíblia teria sido o primeiro homem a plantar uma vinha, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.