Um paraíso dos vinhos no horizonte

Prepare seu passaporte. Quem gosta de vinho, vai querer conhecer esse lugar, previsto para ser inaugurado em 2016. O nome? Cité des Civilisations du Vin, ou Cidade das Civilizações do Vinho. Onde fica? Em Bordeaux.

Nem um museu, nem um parque temático, mas um conceito original, que se encontra no meio desses dois caminhos.

Não será um museu no sentido clássico da palavra, já que não terá como foco principal a exibição de coleções específicas. Mas também não vai ser um parque temático, onde a principal finalidade é entreter e divertir. Na realidade, esse projeto vai sutilmente misturar o melhor dos dois mundos.

A ideia é promover, para os amantes do vinho, emoções, sentimentos e sonhos, transmitindo conhecimentos de uma forma interativa, através de tecnologia amigável, e simplificar a experiência da degustação.

O projeto todo teve início há alguns anos, mas a construção do prédio, em si, começou em abril de 2013. A construção, aliás, é um capítulo à parte. O edifício não é baseado em nenhuma forma ou padrão familiar.

Segundo os projetistas, trata-se de uma leitura do espírito do vinho: uma onda voluptuosa sem começo nem fim, a comunhão com o sobrenatural, única e individual, atemporal, indefinível e em constante mudança.

São 10.000m2 de área útil, em um edifício com 55 metros de altura (o equivalente a um prédio de 20 andares, ou então, à Torre de Pisa).

Por sua própria natureza, o vinho inspira o respeito pela terra e uma relação especial com o meio ambiente. Portanto, é essencial que um centro dedicado ao vinho deva promover os princípios do desenvolvimento sustentável. A qualidade ambiental é uma das prioridades deste projeto, que está perfeitamente integrado com a dinâmica mais ampla da área ecológica.

A estimativa de visitantes para o local é de 425.000 pessoas por ano, fortalecendo ainda mais o caráter turístico de Bordeaux.

A partir de 2016, portanto, Bordeaux estará de braços ainda mais abertos para o turismo, e para os amantes do vinho. É ou não é para ficar com o passaporte em dia?

Por fim, que tal ler as principais diferenças entre Bordeaux, e sua maior rival, a Borgonha, clicando aqui




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.