Olhando para frente...

Para onde será que está caminhando o mundo do vinho?

Segundo a revista The Drinks Business, uma das mais importantes publicações voltadas à indústria do vinho, essas são as principais tendências de mercado, atualmente:

 Uma nova era de descobertas

Cada vez mais consumidores se interessam pelos vinhos de denominações menos conhecidas, de países do Novo Mundo, e de regiões consideradas mais exóticas. E esse interesse já se reflete em vendas.

 A geração Y determinando uma nova cultura do vinho

Principalmente em algumas capitais, o vinho tem sido visto como uma opção bacana e descolada, nos eventos típicos da geração Y, aqueles nascidos nos anos 80.

 Maior equilíbrio entre oferta e demanda

Apesar de rumores recentes de demanda maior que a produção, com risco “de o vinho acabar”, o fato é que o aumento do mercado consumidor de vinho veio a calhar, resolvendo a questão da sobresafra de anos passados.

 Sustentabilidade cada vez mais no topo da agenda

Esta evolução está ocorrendo no mundo inteiro. Fornecer boas credenciais ambientais e sociais é cada vez mais relevante. Para ler como algumas vinícolas estão diminuindo o impacto ambiental, clique aqui.

 O renascimento do Chardonnay

Depois de virar uma febre, com produção e consumo disparando no final dos anos 80, o Chardonnay conheceu uma época de crise, ou, pelo menos, de muita crítica. Esses tempos ficaram para trás.

 Comunicação mais direta com o consumidor

Os produtores de vinhos procuram, cada vez mais, envolver-se diretamente com os consumidores, com a utilização, por exemplo, de mídias sociais e blogs.

 Pontos de venda mais amigáveis

Os pontos de venda também têm sido foco de atenção na comunicação com os consumidores, em um movimento das vinícolas no sentido de “ajudar o comércio a vender”.

 Crescimento sustentável do mercado chinês

Uma leve desaceleração não tira o otimismo dos especialistas, no crescimento do consumo de vinho na China. Esse é um mercado de grandes oportunidades, para produtores do mundo todo.

 Crescente rigidez em legislação e impostos

Este é um desafio que terá que ser enfrentado, nos próximos anos, em boa parte dos países produtores de vinho. Globalmente, as curvas de legislação e de tributação referentes ao vinho são ascendentes.

 Diminui a fronteira entre ponto de venda e local de consumo

Esses dois pontos são cada vez mais convergentes, com locais híbridos, voltados tanto para o consumo como para a compra de conveniência. Restaurantes, bares, cafés e lojas de varejo se misturam.

E aí, você concorda? E na sua opinião, existem outras tendências?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.