Curiosidades do vinho no Brasil

O mundo dos vinhos é tão imenso, que às vezes olhamos para tão longe, e não vemos o que acontece bem debaixo do nosso nariz... Que tal, então, algumas curiosidades sobre a produção de vinhos aqui, no Brasil?

 O primeiro viticultor, no Brasil, foi Brás Cubas, fidalgo português que fundou a Vila de Santos. Ele chegou a ser o maior proprietário de terras da baixada santista. Foi nas encostas da Serra do Mar que plantou cepas trazidas de Portugal. Quando? Em 1532.

 Em 1785, a rainha de Portugal D. Maria, mãe de D. João VI e conhecida como A Louca, impôs restrições à atividade industrial no Brasil. Esse fato impediu, à época, o desenvolvimento da produção local de vinho, e valeu até a vinda da família real para o Brasil, em 1808.

 A tradição de produção de espumantes, no Brasil, teve início em 1913, com o imigrante italiano Manuel Peterlongo.

 Em 2009, foi produzida a primeira e única safra nacional de Icewine, até o momento. O vinhedo, localizado em Pericó Valley, na cidade catarinense de São Joaquim, fica a 1.300 metros de altitude. As uvas, que congelaram naturalmente no vinhedo, foram colhidas a 7,5°C negativos, antes do sol nascer. Para ler mais sobre vinhos de gelo, clique aqui.

 Em 2012, o Vale dos Vinhedos, localizado na Serra Gaúcha, foi reconhecido como uma Denominação de Origem, a pioneira dos vinhos no Brasil. Para ler mais sobre os vinhos do Vale dos Vinhedos, clique aqui.

 Os vinhedos do Vale do São Francisco, ao longo da divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco, são os únicos vinhedos no mundo com duas colheitas por ano! E o cultivo nessa região só é possível graças a processos de irrigação artificial.

Pois é, não precisamos ir longe, para ver como o vinho é interessante, e quanto conhecimento ele pode nos trazer...

Para ler mais sobre a produção de vinhos no Brasil, clique aqui. Ou então, para ler outras curiosidades relacionadas ao vinho, clique aqui.

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.