De onde veio esse vinho?

Quanto degustamos um vinho produzido em outro país, é como se viajássemos um pouco para esse destino. É como se conhecêssemos, nesse momento, um pouco daquela cultura, daquela história, daquela geografia, um pouco daquele povo.

E de onde vêm os vinhos importados degustados no Brasil? Fomos atrás desses dados no Ibravin, Instituto Brasileiro do Vinho.

Quem produz os vinhos importados mais consumidos no Brasil, são, de longe, os nossos amigos chilenos. O Chile respondeu, em 2013, por 39% dos vinhos que consumimos por aqui, vindos de fora! Esse é um caso muito interessante; esse país exporta 70% de sua produção vinícola, para mais de 150 diferentes países...

Em segundo lugar, no nosso consumo, estão os vinhos da Argentina. Nossos vizinhos produzem 19% de todo o vinho importado que degustamos em 2013. As crises econômicas naquele país fizeram o consumo interno cair, e, em busca do mercado internacional, a Argentina desenvolveu uma indústria altamente profissionalizada, que vem se destacando cada vez mais no mercado mundial.

A seguir, praticamente empatados, temos os vinhos de Portugal, e os vinhos da Itália, cada um desses países sendo responsável por cerca de 13% dos vinhos importados que tomamos por aqui.

Uma característica que aproxima a vitivinicultura portuguesa e italiana é a incrível variedade de cepas nativas. Boa notícia para nós, então: estamos ampliando o leque de cepas que temos à nossa disposição, ampliando o horizonte dos nossos conhecimentos a respeito do vinho!

Com 6,5%, temos a França. Sim, 6,5% do vinho importado consumido no Brasil vem da França. Achou pouco? Que tal se aprofundar, um pouquinho mais, então, no vinho francês? Com centenas de diferentes denominações, segundo o sistema AOC (Appellation d’Origine Contrôlée), há muito o que se conhecer, quando o assunto é vinho francês...

E o restante dessa conta, cerca de 10% do total do vinho importado para o Brasil? É produzido em outros países, cada um com seu charme, seu encanto, seus talentos.

E essa é uma das muitas graças, e dos muitos prazeres do vinho: conhecermos vários destinos por meio de uma taça!

Para ler mais sobre os vinhos do Chile, clique aqui.

Se quiser ler mais sobre vinhos argentinos, clique aqui.

Sobre os portugueses, clique aqui.

Sobre vinhos da Itália, clique aqui.

E sobre os franceses, clique aqui.

Mas, se quiser ler sobre outros países produtores, clique aqui.

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.