Um mundo cheio de uvas

Biodiversidade é o termo dado à variedade de formas de vida na Terra.

A diversidade biológica forma uma teia da qual somos parte integrante e dependentes. Entre plantas, animais e micro-organismos, existem cerca de 1,75 milhões de espécies identificadas, principalmente pequenas criaturas, como insetos. E algumas estimativas falam em até 100 milhões de espécies existentes, ainda não identificadas!

A Vitis vinifera é uma entre as aproximadamente 700 espécies da família das Vitaceae. E existem mais de 10.000 variedades de uvas viníferas da espécie Vitis vinifera, apesar de somente cerca de 50 delas serem mais frequentemente usadas, e por isso mesmo, de fato mais conhecidas.

Cada variedade da espécie Vitis vinifera apresenta suas peculiaridades, como a forma e o tamanho das folhas e das uvas, a espessura e a cor da casca, o tamanho e o formato do cacho...

A biodiversidade é fruto de anos de evolução, moldada por processos naturais e, cada vez mais, pela influência dos seres humanos. Assim também acontece com as uvas. Algumas cepas desenvolveram-se por mutação natural, ou cruzamento acidental no vinhedo, e outras foram criadas por fertilização cruzada intencional. Um exemplo de uma casta criada propositalmente em laboratório é a Alicante Bouschet. Se quiser ler mais sobre essa uva, clique aqui.

Ainda um outro aspecto da biodiversidade é a variedade de ecossistemas, como desertos, florestas, pântanos, montanhas, lagos, rios, paisagens agrícolas... Em cada ecossistema, os seres vivos formam uma comunidade, interagindo uns com os outros e com o ar, água e solo em torno deles. É bem provável que isso tenha feito você se lembrar do conceito de terroir...

Biodiversidade é um assunto tão relevante para a sobrevivência humana, que a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu uma data como o Dia Internacional da Diversidade Biológica: o dia 22 de maio.

Que tal celebrar essa data com um bom vinho? Parece apropriado.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.