Champagne, por um mundo melhor!

Os produtores de Champagne apresentaram, recentemente, uma nova norma ambiental, mostrando que é sempre possível fazer escolhas mais inteligentes... 

Com isso, o CIVC (Comité interprofessionnel du vin de Champagne) está buscando reforçar as credenciais ambientais da região de Champagne, por meio do lançamento de um novo regime de certificação, voluntária.

Para se qualificar, os produtores devem cumprir uma série de critérios. Ao todo, são 125 medidas, sendo, as principais:

 Proteger a paisagem da região, o que é ainda mais importante quando se tem em mente a candidatura de Champagne, junto à UNESCO, em busca do reconhecimento como Patrimônio Mundial da Humanidade (nota do editor: em 04/07/2015, após a publicação desse artigo, as "Encostas, Casas e Adegas de Champagne" entraram na seleta lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, na categoria "Paisagens culturais evolutivas e vivas").

 Encorajar a biodiversidade.

 Reduzir o descarte de resíduos e o uso de pesticidas. Os produtores passam a ter um limite de 30% de sua receita para ser gasto em pesticidas e combustíveis.

 Reduzir a emissão de carbono.

Na realidade, não é a primeira vez que os produtores de Champagne mostram-se comprometidos com o tema. Em 2003, Champagne foi a primeira região vinícola da França a colocar em prática uma iniciativa nesse sentido, reduzindo 15% da pegada de carbono de cada uma de suas garrafas, e reduzindo 50% o uso de pesticidas em suas vinhas.

Se, por um lado, medidas como essa diminuem o impacto ambiental, e são boas para todos, por outro lado, são ainda melhores para quem as toma. Os consumidores, cada vez mais, valorizam empresas e marcas com sólidas políticas de gestão ambiental, o que acaba tornando-se, portanto, uma vantagem competitiva.

Bom, independente da intenção, o fato é que Champagne, a bebida, faz o mundo melhor quando a degustamos. E Champagne, a região, faz o mundo melhor quando preocupa-se com o meio ambiente.

Então, um brinde a Champagne!

Quer ler mais sobre essa denominação? Clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.