Um museu de vinhas?

Imagine o Louvre das vinhas. Não é à toa que esse é o apelido do Domaine de Vassal, na costa mediterrânea da França... Já ouviu falar?

O Domaine de Vassal é um centro de pesquisas genéticas sobre videiras, e também a sede de uma coleção imensa de vinhas, considerada entre as maiores do mundo, que pertence ao Instituto Nacional de Pesquisa Agrônoma da França.

A Unidade Experimental do Domaine de Vassal é dedicada à preservação, ao conhecimento e à valorização da biodiversidade de vinhas existentes.

Ao todo, a coleção é formada por cerca de 2.300 diferentes variedades de uva da espécie Vitis vinifera. Cientistas do mundo inteiro recorrem a ela, como se fosse uma “biblioteca viva” sobre o assunto.

Essa coleção de vinhas foi iniciada em 1876, por pesquisadores franceses, por conta de estudos que tentavam resolver a questão da filoxera, a maior tragédia que já se abateu sobre vinhedos, em toda a história. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

Infelizmente, esse não é um acervo aberto ao público. Mas existem, sim, visitas organizadas para grupos de produtores ou estudantes da área, por exemplo. Quem sabe um dia, não se torna, também, um dos muitos passeios do enoturismo mundial?

Até porque, é bem possível que grandes mudanças aconteçam, nos próximos anos. Assim como já aconteceu em 1949, existe o risco de essas vinhas terem de ser transferidas de local...

Certamente, não é uma operação simples realocar tantas vinhas, cada uma com necessidades específicas, por exemplo, de solo. Para se ter uma ideia da complexidade do assunto, estamos falando em uma área total de 270.000 metros quadrados!

E por que isso deve acontecer? Porque existe atualmente um conflito de interesses em torno da renovação do contrato de arrendamento da área. Uma pena, não é?

Esperemos pelos próximos acontecimentos.

Enquanto isso, saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.