Grandes contribuições ao longo da história

Muitos homens da ciência, cada um ao seu tempo, dedicaram-se a estudar assuntos relacionados ao vinho. E todos eles contribuíram, de maneira significativa, para o desenvolvimento desse universo.

Veja, a seguir, alguns exemplos: 

 Hipócrates (460 -370 a.C.), o pai da medicina, incorporou o vinho no tratamento da maioria das doenças agudas e crônicas. Fez várias observações sobre as propriedades do vinho, que são citadas em textos de história da medicina.

 O médico romano, de origem grega, Cláudio Galeno (131-201) abordou em sua obra o uso do vinho como antídoto de venenos e como antisséptico. Ele elaborou uma lista de remédios, conhecidos como “galênicos”, a maioria deles elaborado com vinho.

 Arnaldus de Villanova (1235-1311), médico e professor da Universidade de Montpellier, escreveu o primeiro livro impresso sobre o vinho, “Liber de Vinis”, no qual cita as propriedades curativas de vinhos aromatizados com ervas, em uma infinidade de doenças.

 O monge francês Dom Pierre Pérignon (1638-1715) é oficialmente considerado o inventor do Champagne, e também foi ele quem adaptou a cortiça para que ela suportasse a pressão de gás carbônico dentro das garrafas de vinhos espumantes. Contudo, vale lembrar que existe uma polêmica em torno da real paternidade dos vinhos espumantes. Para ler sobre isso, clique aqui.

 Ao identificar o que acontece quimicamente durante a fermentação, o cientista e pai da química moderna Antoine de Lavoisier (1743-1794) ajudou enólogos a compreenderem melhor o seu ofício.

 O francês Louis Pasteur (1822-1895) foi determinante para a enologia moderna. Foi o primeiro cientista a demonstrar que a produção de vinho envolvia a ação de micro-organismos. A pasteurização permitiu eliminar bactérias que contaminavam e azedavam o vinho.

 Já a filosofia de controle de Émile Peynaud (1912-2004), tanto no vinhedo como na vinícola, ajudou a mudar o perfil estilístico principalmente dos vinhos de Bordeaux, com influência, também, sobre muitos produtores ao redor do mundo. Se quiser saber mais sobre o mais proeminente cientista do vinho, clique aqui.

É uma delícia ver a evolução da história da humanidade. Da ciência. Do vinho.

Melhor que isso, só uma degustação, para acompanhar... Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.