Grandes contribuições ao longo da história

Muitos homens da ciência, cada um ao seu tempo, dedicaram-se a estudar assuntos relacionados ao vinho. E todos eles contribuíram, de maneira significativa, para o desenvolvimento desse universo.

Veja, a seguir, alguns exemplos: 

 Hipócrates (460 -370 a.C.), o pai da medicina, incorporou o vinho no tratamento da maioria das doenças agudas e crônicas. Fez várias observações sobre as propriedades do vinho, que são citadas em textos de história da medicina.

 O médico romano, de origem grega, Cláudio Galeno (131-201) abordou em sua obra o uso do vinho como antídoto de venenos e como antisséptico. Ele elaborou uma lista de remédios, conhecidos como “galênicos”, a maioria deles elaborado com vinho.

 Arnaldus de Villanova (1235-1311), médico e professor da Universidade de Montpellier, escreveu o primeiro livro impresso sobre o vinho, “Liber de Vinis”, no qual cita as propriedades curativas de vinhos aromatizados com ervas, em uma infinidade de doenças.

 O monge francês Dom Pierre Pérignon (1638-1715) é oficialmente considerado o inventor do Champagne, e também foi ele quem adaptou a cortiça para que ela suportasse a pressão de gás carbônico dentro das garrafas de vinhos espumantes.

 Ao identificar o que acontece quimicamente durante a fermentação, o cientista e pai da química moderna Antoine de Lavoisier (1743-1794) ajudou enólogos a compreenderem melhor o seu ofício.

 O francês Louis Pasteur (1822-1895) foi determinante para a enologia moderna. Foi o primeiro cientista a demonstrar que a produção de vinho envolvia a ação de micro-organismos. A pasteurização permitiu eliminar bactérias que contaminavam e azedavam o vinho.

 Já a filosofia de controle de Émile Peynaud (1912-2004), tanto no vinhedo como na vinícola, ajudou a mudar o perfil estilístico principalmente dos vinhos de Bordeaux, com influência, também, sobre muitos produtores ao redor do mundo. Se quiser saber mais sobre o mais proeminente cientista do vinho, clique aqui.

É uma delícia ver a evolução da história da humanidade. Da ciência. Do vinho.

Melhor que isso, só uma degustação, para acompanhar... Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.