Uma arte de pai para filho...

Por trás de um grande vinho, muitas vezes, há também uma grande história familiar. Vamos a alguns exemplos...

 Ao se casarem em 1915, na Espanha, Pilar Battle e Bartolomeu Gramona, sem saber, faziam história no mundo do vinho. Batlle era uma família que comercializava vinhos desde 1816, e iniciou sua própria produção em 1881; Gramona era uma família que cultivava uvas há mais de um século. A vinícola Gramona, atualmente na 5ª geração, produz vinhos prestigiados internacionalmente!

 Na França, tanto Denis Dubourdieu, como sua esposa Florence, vêm de famílias com longas histórias ligadas ao cultivo da uva e à produção do vinho, que remontam ao ano de 1794. Atualmente, contam também com seus filhos, Fabrice e Jean-Jacques, para produzir cerca de 600.000 garrafas a cada ano, comercializadas em mais de 40 países!

 Em 1857, dois irmãos chamados Giovan Battista e Gaetano Bertani fundaram uma vinícola em Verona, terra de Romeu e Julieta, chamada Bertani. Logo ficaram famosos pela qualidade de seus vinhos, e pelo seu profissionalismo. Ainda sob comando de membros da família, a vinícola orgulha-se de tudo o que aprendeu com a tradição passada de geração, para geração.

 Em Portugal, Filipa Pato é uma das principais jovens produtoras de vinho. Mas essa também é uma história de família. Seu pai, Luis Pato, nasceu numa família já produtora de vinho na Bairrada. Sua mãe, também. E a própria Filipa se casou com alguém do mundo do vinho, o sommelier belga William Wouters. Parece que essa gente gosta e entende do assunto...

 E que tal um exemplo brasileiro? A produção comercial de vinhos da família Miolo teve início somente em 1990. Mas a tradição de viticultura desta família, no Brasil, começou em 1897, quando o imigrante italiano Giuseppe Miolo chegou aqui, e foi para Bento Gonçalves, onde começou a plantar uvas.

Talvez essa seja uma das graças do mundo do vinho. Esse é, em geral, um assunto de família! Que tal um brinde, então, às nossas próprias famílias?

Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.