A rainha e o vinho...

Cleópatra, conta a história, tomava banho de vinho... Sem falar no vinho que bebia...

O papel do vinho foi essencial para o Egito Antigo. Reciprocamente, o Egito foi essencial para a história do vinho. A civilização egípcia, inclusive, desenvolveu conhecimentos sobre viticultura e vinificação que foram documentados em papiros e em argila.

No Egito, o vinho fazia parte da vida e da morte. Estava presente em cerimônias pela fertilidade das terras e pela prosperidade das colheitas, mas também em atos funerários, quando jarros de vinho lacrados eram guardados dentro das sepulturas, junto aos cadáveres.

Cléopatra, conhecida pela enorme habilidade estratégica, utilizou o vinho como parte do jogo de fascínio e encanto exercidos sobre Júlio César, governante de Roma, e depois de sua morte, sobre o general Marco Antônio.

Diz a lenda, que a fim de mostrar a Marco Antônio sua riqueza e poder, Cleópatra apostou que poderia gastar 10 milhões de sestércios (uma fortuna, certamente) em uma única refeição. Para ganhar a aposta, diluiu uma pérola gigantesca em um cálice de vinagre, e bebeu.

Cleópatra ficou para a história como modelo de mulher forte e determinada, além de inteligente e extremamente sensual. Talvez boa parte deste estereótipo deva-se ao cinema de Hollywood, e à figura da falecida atriz Liz Taylor. Mas devemos reconhecer que a associação que fazemos de Cleópatra, com uvas e vinho, também contribui bastante para essa aura tão charmosa.

Que tal ler mais curiosidades sobre a história do vinho? Se quiser, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.