Rótulos de alta tecnologia

Acredite ou não: existem vinhos falsificados. Mas felizmente existe, também, gente desenvolvendo maneiras de diminuir as chances disso acontecer...

Obviamente, os vinhos mais caros são os mais fraudados, também. Safras colecionáveis, de prestigiados vinhos, às vezes caem na mira de falsários, ávidos pelo lucro fácil. Mas mesmo vinhos mais acessíveis não estão livres do perigo.

E esse, infelizmente, não é um sinal dos nossos tempos, não. O Código de Hamurabi, conjunto de leis da Mesopotâmia, já previa, quase 4 mil anos atrás, punição para a fraude na venda de vinhos: os criminosos eram afogados em um rio.

Mas e atualmente, o que fazer? Com certeza o mais seguro é evitar que aconteça. Assim, produtores visionários buscam, aqui e ali, soluções tecnológicas que protejam seus vinhos, e que garantam segurança a seus consumidores.

Uma interessante medida contra fraude é adicionar hologramas aos rótulos dos vinhos.

A holografia foi inventada, em 1947, pelo cientista húngaro Denis Gabor, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física, concedido em 1971. Essa tecnologia, já amplamente utilizada em documentos como passaportes e em cédulas de dinheiro, tem sido cada vez mais aplicada em inúmeras situações. Agora, também, no vinho.

Essa medida foi anunciada, por exemplo, pela Cape Winemakers Guild, uma associação sul-africana de produtores de vinho. Em Rioja, por exemplo, também já encontramos a aplicação de hologramas. E talvez seja questão de tempo para que essa solução esteja ainda mais presente no nosso dia a dia.

E, se você está achando tudo isso uma viagem, saiba que não é nem a primeira nem a última vez que a tecnologia e a enologia se encontram...

Que tal ler sobre uma rolha capaz de armazenar e transmitir informações? Se quiser saber, clique aqui.

Ou então, o que você acha de caixas de vinho equipadas com sensores de primeira geração? Para conhecer esse assunto, clique aqui.

Para encerrar, que tal ler sobre a presença de drones nos vinhedos? Se quiser ler, clique aqui.

Um brinde à tecnologia! Com vinho, é claro!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.