Uma garrafa muito peculiar

Quem nunca viu essa garrafa, que atire a primeira pedra...

Durante muitos anos, os vinhos de Chianti foram comercializados nessa garrafa bojuda, protegida por uma cobertura de palha. O nome dessa garrafa? Fiasco.

Antes de pensar nesse nome como sinônimo de fracasso, saiba que um dos significados de fiasco, no nosso idioma, é garrafão. A palavra fiasco, de fato, está etimologicamente relacionada à frasco, flasco, flask.

Na Toscana ainda é possível encontrar antigas tratorias chamadas fiaschetterias, numa referência à garrafa.

Mas essa garrafa infelizmente contribuiu para a falsa imagem de Chianti como um barato vinho de mesa italiano. Até porque era fácil reconhecê-la, de tão pitoresca que é.

Mas Chianti não é mais considerado um “vino da tavola”. Pelo contrário, Chianti é um DOCG, vinho com a mais alta classificação na Itália (Denominação de Origem Controlada e Garantida).

E a garrafa Fiasco praticamente ficou no passado, infelizmente.

Por dois motivos principais: para desvincular os vinhos desta antiga imagem, os produtores de Chianti agora usam garrafas do formato clássico de Bordeaux, em seus vinhos. E, também, pelo custo crescente da palha tecida manualmente. Há quem diga que o alto custo da mão-de-obra especializada nessa atividade fazia a garrafa ser mais cara que o vinho em si. 

Sinceramente? Um jantar italiano com uma garrafa destas à mesa pode ser bastante interessante. Que tal?

E, se quiser ler mais sobre os vinhos denominados Chianti, e também Chianti Classico, clique aqui.

Ou então, se quiser ler sobre o Gallo Nero de Chianti, um outro símbolo dos vinhos da região, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.