Um vinho raro, e um sujeito estabanado

O mundo do vinho pode parecer formal, austero, chique e elegante. Mas ele também está repleto de histórias engraçadas e até mesmo bizarras. Vamos a uma delas. 

A história se passou em 1989, último ano de uma década marcada, no mundo do vinho, por leilões de garrafas raras sendo vendidas a preços estratosféricos.

Nessa ocasião, um conhecido comerciante de vinhos de Nova York, chamado William Sokolin, estava com um raro vinho Château Margaux da safra de 1787, para vender. Ou seja, nada mais nada menos que um vinho com 200 anos de idade!

Para acrescentar ainda mais glamour ao vinho, dizia-se que a garrafa havia pertencido a Thomas Jefferson, considerado até hoje um dos maiores presidentes que os Estados Unidos já tiveram.

É. Era mesmo uma relíquia. Pois bem, o comerciante em questão pretendia vender tal preciosidade histórica pela bagatela de USD 519.750. Sim, quase 520 mil dólares.

E surgiu uma ocasião para divulgar esse vinho, entre enófilos endinheirados. Um jantar, em Nova York, em um conceituado restaurante, no qual alguns amantes do vinho estariam reunidos, para celebrar a chegada da safra de 1986 dos vinhos de Bordeaux. Ocasião perfeita.

Diz a história que o comerciante levou sua preciosa garrafa ao jantar, não com o intuito de vendê-la ali, mas na expectativa de gerar repercussão, ou o que a gente chama hoje de mídia espontânea, já que o evento estaria amplamente coberto pelos jornais da época.

Mas o que, de fato, aconteceu? A garrafa, durante a noite, escapou da mão do dono, e espatifou-se no chão!

Tudo bem que engana-se quem pensa em prejuízo total. O vinho, em si, estava coberto por uma apólice de seguro, que ressarciu USD 225.000 pelo acontecimento considerado, à época, trágico.

Além disso, tanto o comerciante como o Château ganharam tanta repercussão com o fato, que a tal mídia espontânea trouxe-lhes publicidade e fama. O caso foi contado em muitos jornais, como por exemplo, o The New York Times.

Mas, para apimentar ainda mais, diz a lenda que três pessoas que provaram o vinho, colocando o dedo no líquido derramado, atestaram que a bebida havia se deteriorado com o tempo, e apresentava aroma e sabor desagradáveis.

O fato é que a história entrou para a história...

O vinho é tão importante na história da humanidade, que inúmeras são suas lendas! Se quiser ler algumas, relacionadas aos gregos e romanos, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.