De onde vem seu nome?

Uma diversão, para quem aprecia a história por trás dos vinhos, é entender de onde vem o nome de cada uva.

 Pinotage

O nome é a combinação de dois outros nomes: Pinot (de Pinot Noir) e Hermitage (apelido sul-africano da Cinsault), porque a uva Pinotage nasceu do cruzamento destas duas uvas clássicas francesas.

 Sylvaner

Há quem acredite que a origem desta uva esteja na Romênia, e que seu nome, Sylvaner ou Silvaner, tenha sido adaptado a partir da palavra Transilvânia.

 Sagrantino

O nome Sagrantino tem origem na religião. Cultivada por monges, essa cepa era utilizada para produzir o vinho usado nos Sacramentos (sacro, em latim, é aquilo que se afirma sagrado).

 Molinara

A fina camada branca que cobre os bagos, nos vinhedos, parece farinha branca. A vinha fica como se estivesse em um moinho. Molinara significa moinho, ou moleiro.

 Pedro Ximénez

Talvez seu nome remeta à vila de Jiménez, em Sanlúcar de Barrameda. Ou a um cardeal espanhol, que teria levado a uva para a Espanha, ou mesmo a um vinicultor que ajudou a propagar a variedade nessa região.

 Alicante Bouschet

Bouschet é um sobrenome. Henri Bouschet inventou essa cepa. Alicante é uma cidade na costa mediterrânea da Espanha, onde ele teria passado as únicas férias de sua vida, tamanho era seu apego ao trabalho...

 Müller-Thurgau

Essa uva foi criada em 1882, por Herman Müller, um suíço nascido em Thurgau (ou Turgóvia). Daí seu nome: Müller-Thurgau.

 Palomino

Nomeada em homenagem a um cavaleiro do Rei Alfonso X, Fernan Ibanez Palomino, um importante oficial militar que atuou durante a Reconquista, quando os exércitos cristãos europeus lutaram contra os invasores mouros, para retomar o controle da região.

Se você quiser saber mais sobre qualquer uma dessas uvas, basta clicar no nome.

E, se quiser ler sobre a origem do nome de outras uvas, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec ou Carmenère, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.