O vinho e uma história de inclusão

Essa é uma história verdadeira, daquelas capazes de emocionar.

Japão, década de 1950. Era uma vez Noboru Kawata, um professor especializado em alunos com deficiências intelectuais e mentais.

Inconformado com a realidade de seus alunos, cujas perspectivas de vida, de trabalho e de desenvolvimento muitas vezes não eram vistas como prioridade, Noboru Kawata criou um belo projeto de inclusão social.

Convencido dos benefícios do contato com a natureza para motivar seus alunos, ele criou um centro de estudos e convivência para reabilitação de pessoas com deficiências intelectuais, nas escostas de uma montanha a cerca de 3 horas de distância de Tóquio.

Noboru Kawata não acreditava que as formas convencionais de tratamento atendiam às necessidades de pessoas que não se encaixam em papéis tradicionais na sociedade.

Ele então imaginou uma instalação de moradia e de trabalho para alunos com deficiência física ou mental, muitos deles, inclusive, rejeitados por outras instituições. Ele imaginou um local onde todos pudessem viver com dignidade, cujo objetivo principal fosse proporcionar trabalho, de acordo com a capacidade de cada um.

As atividades começaram com o cultivo de cogumelos shiitake e de uvas, atividades simples e repetitivas, adequadas aos alunos. Ao perceber o crescente desenvolvimento de suas capacidades, Noboru introduziu a produção de vinho, que geraria mais renda e melhores condições de vida a todos.

Noboru Kawata faleceu em 2010, e atualmente o centro é gerenciado por suas filhas. Em 2004, ele escreveu, em seu livro de memórias: “Fazer vinho, para mim, é muito parecido com o trabalho com os meus alunos. É trabalhar com o que a natureza tem a nos oferecer, e trazer à tona o melhor de cada um.” 

Atualmente, são mais de 150 alunos, com idades que variam de 17 a 84 anos, a maioria deles moradores do próprio centro. São pessoas diagnosticadas com diferentes níveis de autismo, síndrome de Down, deficiência de desenvolvimento e outras necessidades especiais.

Os alunos, antes sem grandes perspectivas, agora são agricultores qualificados, e produtores dedicados de vinhos. Lá, cada um trabalha de acordo com as suas capacidades. Mas engana-se quem subestima a qualidade dos vinhos produzidos pela vinícola, chamada Coco Farm & Winery. Na realidade, alguns críticos elencam esses, entre os melhores vinhos produzidos no Japão.

Apesar dos retornos de reconhecimento, mais importante que isso é o sentido de dignidade e honra, por trás dos sentimentos de paixão e compromisso.

A esses alunos e profissionais, o nosso brinde, e a nossa admiração.

E, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos no Japão, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.