Organizando vinhas e vinhos

Muitas vezes, por aqui, já citamos a OIV, Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Afinal, o que é isso?

A OIV é uma instituição intergovernamental, criada em 1924, com sede em Paris, considerada referência técnico-científica do setor.

A criação da OIV, mais de 90 anos atrás, foi uma iniciativa de países produtores de vinho, que estavam preocupados em superar uma crise global pela qual passava a vitivinicultura mundial.

A virada do século 19 para o século 20, como sabemos, havia sido dramática para os produtores, em função da praga da filoxera. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

Superada essa fase negra, o crescimento da produção e da comercialização de vinho, de forma anárquica, havia proporcionado o clima ideal para muitas fraudes e falsificações. Por exemplo, o mercado estava cheio de produtos que autodenominavam-se vinho, sem nem ser.

Nesse cenário, nasceu a OIV.

Atualmente, os 46 países que fazem parte da organização (o Brasil é um deles) são responsáveis por 85% da produção mundial de vinho, e por quase 80% do consumo mundial.

E o que faz, afinal, a OIV?

Entre outras coisas, promove e orienta pesquisas científicas e técnicas, analisa a evolução do mercado, estabelece regras de autenticidade dos produtos vitivinícolas, promove boas práticas regulatórias, fortalece a cooperação internacional, promove a vitivinicultura sustentável, e contribui para a segurança dos consumidores.

Para se ter uma ideia da dinâmica da organização, ela coordena os trabalhos de centenas de pessoas, que se dividem em 4 comissões principais: Viticultura, Enologia, Legislação e Economia, Segurança e Saúde. Cada uma dessas áreas é subdividida, de maneira a manter um olhar atento sobre os mais diversos assuntos relacionados ao vinho. Além disso, existem grupos dedicados a estudar assuntos específicos, como emissão de carbono, biotecnologias inovadoras, sustentabilidade...

O mundo do vinho é um mundo de prazer, sem dúvida. Mas também é um mundo de muito esforço e trabalho, um mundo que envolve um número enorme de profissionais, capacitados e dedicados!

Um brinde, hoje, a todos os profissionais que trabalham com vinho!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.