Tendências na França

Uma pesquisa, publicada recentemente no periódico Revue Française d’Oenologie, nos conta um pouco sobre para onde caminha o consumidor francês de vinho.

Será esse, também, o nosso caminho?

 Ao contrário do que a gente tende a concluir, o francês é cada vez menos fiel ao vinho francês, estando cada vez mais aberto aos vinhos estrangeiros.

 A maioria, 8 em cada 10 consumidores franceses de vinho, tem interesse em aprender mais sobre o tema. Então, é uma bobagem deduzir que eles sabem tudo sobre o assunto, certo?

 O consumo dos vinhos tintos vem diminuindo na França, enquanto que o consumo de vinho rosé vem ascendendo, sendo essa uma boa escolha tanto para aperitivos, como para refeições em si.

 Aliás, para o francês, o consumo de vinho continua intimamente ligado ao ritual de uma boa refeição.

 Os locais preferidos para o consumo de vinho, na França são: na própria casa, na casa de amigos, ou em restaurantes, nessa ordem.

 As fontes mais buscadas pelos franceses, para recomendação de novos vinhos, são: as lojas especializadas, o círculo de amizades, e a Internet, também nessa ordem.

 Existe, na França, uma grande preocupação com a conscientização dos mais jovens, a respeito dos riscos associados ao abuso de álcool.

Como sabemos, o consumo de vinho aumenta a cada ano, nos países onde a cultura da vinha é mais recente, e diminui, ou está estagnado, nos países com cultura milenar de vinho. A França não é exceção.

Mesmo assim, o vinho continua, é claro, sendo muito consumido na França. Muito mesmo. Para se ter uma ideia, enquanto no Brasil consumimos menos de 2 litros per capita por ano, cada francês consome, em média quase 45 litros anuais! Divida por 365 dias, e terá praticamente 1 taça por dia. Perfeito, não?

E, se quiser ler mais sobre a quantidade estimada de consumo anual per capita, em diferentes países, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.