Por onde anda, e para onde vai

A indústria que move o mundo do vinho é dinâmica, como toda indústria. Assim, é sempre bom acompanhar seu movimento. Você pode sempre, se surpreender!

Aqui estão alguns dados publicados pela OIV, Organização Internacional da Vinha e do Vinho, durante o 39º Congresso da Vinha e do Vinho, sediado no Brasil, pela primeira vez.

 A localização dos vinhedos

Os vinhedos não estão localizados, necessariamente, onde acontece a produção do vinho, certo? Até porque nem toda uva vira vinho, e nem toda vinícola precisa cultivar as próprias uvas. O fato é que a Espanha é o país com a maior quantidade de área coberta por vinhedos, do mundo. Em segundo lugar a China que, aliás, é o país que produz a maior quantidade de tonelada de uvas, mas a grande maioria delas são uvas de mesa, e não para vinificação.

 A produção de vinho

Estima-se que a produção de 2016 seja uma das mais baixas, nos últimos 20 anos, com aproximadamente 26 bilhões de litros de vinho. Em 2015 foram 27,4 bilhões de litros, e em 2014 foram 27 bilhões. Em 2013, um ano excepcionalmente bom, haviam sido produzidos praticamente 29 bilhões.

 Onde é produzido o vinho?

França, Itália, Espanha e Estados Unidos são os maiores produtores, respectivamente. Juntos, produzem quase 60% do total de vinho de todo o mundo.

 O consumo de vinho

Em 2015 foram consumidos 23,9 bilhões de litros de vinho ao redor do mundo, um número praticamente estável, desde 2009.

 Onde o vinho é consumido?

Moradores de apenas 5 países bebem quase metade de todo o vinho consumido no mundo: Estados Unidos (13%), França (11%), Itália (9%), Alemanha (8%) e China (7%). Recentemente, alguns economistas haviam apontado que a China seria o maior consumidor mundial de vinho em 2016, mas 2013 e 2014 acabaram sendo anos de retração de consumo naquele país, o que acabou mudando esse cenário.

 O que a gente conclui, com isso?

Quer trabalhar em um vinhedo, vá para a Espanha. Quer trabalhar em uma vinícola, vá para a França. Quer beber vinho, vá para os Estados Unidos. Quer tentar apostar no futuro, vá para a China! Quer continuar aprendendo sobre o mundo dos vinhos, fique onde está, e acesse diariamente www.tintosetantos.com

Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.