Um assunto de família!

Talvez você tenha se atentado a um fato, talvez não: produzir vinho é, muitas vezes, um assunto de família! Por que será que vemos tantas vinícolas familiares?

Diferente de outros mercados, nos quais grandes conglomerados dominam a cena, o mundo do vinho é marcado por produtores familiares, menores ou maiores, mas relativamente pequenos.

Esse é um mercado realmente descentralizado, no qual não existe um poderoso gigante multinacional ditando as regras, como acontece com cervejas ou destilados. Estima-se, na realidade, que existam mais de um milhão de produtores de vinho, espalhados pelo mundo!

E por que será que isso acontece?

Uma das explicações mais plausíveis é que produzir vinho é uma atividade mais relacionada à determinação de longo prazo, a um projeto de vida e de família, do que à elaboração de um plano de negócios que busca rápida rentabilidade para seus investidores.

Cultivar uvas demanda paciência. Produzir bons vinhos também. A semente plantada hoje terá condições de oferecer um bom vinho somente após alguns anos.

Mesmo os produtores de maior porte, pense bem e você verá, estão organizados em torno de um núcleo com origem familiar, mesmo que com raras exceções.

E famílias têm prioridades diferentes dos grandes executivos. Famílias estão dispostas a entregar toda sua energia, trabalhando duro, para deixar um legado para os que virão.

Famílias abrem mão do hoje em função do amanhã.

Famílias são capazes de se realizar com um sonho de uma vida de mais qualidade.

Isso não quer dizer que produzir vinho seja uma atividade que dê prejuízo, longe disso. Mas, certamente, a maioria entra nesse mundo buscando mais realização do que lucratividade.

E essa visão romântica do assunto deixa o vinho, sem dúvida, ainda mais interessante...

Se quiser ler mais sobre como a arte de produzir vinhos passa de pai para filho, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.