Castelo de Barolo

Um castelo que começou a ser construído há mais de mil anos. Um dos nomes de maior prestígio no mundo do vinho! Bem-vindo ao Castelo de Barolo! Ou bem-vindo ao Castello di Barolo!

Essa é uma história antiga, que começa no século 10, quando um rei concede a um senhor feudal o direito de construir uma torre, em uma colina.

Por volta do ano de 1250, a propriedade foi adquirida por uma família nobre, a quem pertenceu durante séculos, geração após geração. Sobreviveu a guerras e a saques. Foi reformada e reconstruída. O nome da família, Falleti, também virou o nome do castelo. Castelo Falleti de Barolo.

Na virada do século 19 para o 20, o castelo abrigava a única instituição escolar de suas redondezas, dando acesso e oportunidade de estudo, inclusive, aos jovens de famílias pobres, da região. Foi justamente durante essa época, inclusive, que o Castelo de Barolo passou pelas mais profundas modificações arquitetônicas, que lhe deram o aspecto atual.

Em 1970, o Castelo foi comprado pela cidade de Barolo, com recursos de cidadãos, ex-alunos, e empresas locais. Foi restaurado e aberto para visitação.

Atualmente, o castelo abriga o WiMu, Wine Museum, ou Museu do Vinho. Certamente, o coração de Barolo é um dos locais mais apropriados, em todo o mundo, para contar histórias e tradições relacionadas ao vinho.

Entre as atrações do museu, está uma visitação guiada, multisensorial e interativa, que leva o visitante pelos cinco andares do castelo, em uma imersão sobre o mundo do vinho, passando pela ciência e pela poesia.

O sucesso turístico do museu deve-se, em grande parte, à compreensão de que o apreciador de vinho não quer apenas consumi-lo, quer entendê-lo. Deve-se, também, à compreensão de que o vinho é mais que uma bebida, é uma cultura.

O museu é resultado do trabalho de mais de 3 anos de planejamento e do envolvimento de mais de 30 profissionais. São mais de 2.000 m2, que recebem mais de 45.000 visitantes a cada ano, desde que foi aberto em 2010.

Claro que a visita ao museu se encerra com degustação. Nem poderia ser diferente. São mais de 180 rótulos disponíveis, para que os visitantes degustem ou levem para casa.

É, o mundo do vinho tem, mesmo, muito a nos oferecer.

Novos conhecimentos e novas experiências.

Novos sabores e novos saberes.

Então, se quiser encerrar lendo mais sobre os vinhos de Barolo, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.