São João do Porto

Sim, o assunto é São João. Mas a festa não é a nossa junina, e o vinho não é quente... Já ouviu falar na festa de São João do Porto?

Antes, um esclarecimento: a nossa festa junina vem da mesma origem. Foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, e era conhecida como joanina, em homenagem a São João.

O Dia de São João é comemorado em 24 de junho. Essa data é tão importante para os portugueses do Porto, que é feriado. E não trata-se de uma “moda” recente, não. Existem registros de que a festa de São João já era comemorada, desde o século 14!

Na realidade, acontecem festividades de São João por todo o país, em Portugal, mas é impressionante a magnitude da festa de São João do Porto.

A festa concentra-se na zona histórica do Porto, onde o povo inicialmente saía às ruas para comemorar a fertilidade e as colheitas, depois para homenagear São João, mas sempre, para festejar!

E as festividades, que duram semanas com mais de uma centena de eventos, têm seu momento mais importante.

Chamada de “a noite mais longa do ano”, a festa começa, de fato, na véspera, e o dia 24 de junho amanhece com gente nas ruas e nas praias, como manda a tradição.

As ruas colorem-se de bandeirinhas. Cascatas de São João (um tipo de presépio) disputam um concurso nas esquinas. Os céus iluminam-se de balões de ar quente e fogos de artifício. Barcos espalham-se pelo Rio Douro.

Além da música ao ar livre, há bailes acontecendo por todos os bairros.

E as tradições não param por aí. Por todo lado, vendem-se vasinhos com manjericões e rimas, para serem oferecidos, pelos rapazes, às suas namoradas.

Brinca-se de “bater” nas cabeças com alho-poró, como no passado, ou, mais comum atualmente, com os coloridos martelinhos plásticos de São João, que tornaram-se populares desde os anos 1960.

O cardápio não poderia ser mais tipicamente português: sardinhas assadas, broas e pimentões, além do caldo verde. Para beber e comemorar, é claro, vinho português! De preferência, do norte de Portugal, como os vinhos do Douro e Vinhos Verdes.

Festa e vinho. Precisa de mais? Se ainda, assim, quiser outros motivos para conhecer o Porto, saiba que esse é um dos melhores destinos turísticos de toda a Europa.

E, se quiser ler mais sobre o famoso vinho do Porto, clique aqui. Ou, para ler sobre a produção de vinhos em Portugal, clique aqui. Ou então, se quiser uma receita do tradicional caldo verde português, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.