O vinho no cinema

Assistir a um bom filme com uma taça na mão é um prazer imenso. Ainda mais se o vinho for bom. Ainda mais se o filme for sobre vinhos... Aceita algumas sugestões?

 O Segredo de Santa Vitória (1969)

Com o famoso ator Anthony Quinn (1915-2001), o filme conta a história de uma pequena cidade italiana tentando salvar seus premiados vinhos, das mãos dos nazistas alemães, durante a 2ª Guerra Mundial.

 O Ano do Cometa (1992)

Uma comédia que gira aqui em torno de uma preciosa garrafa de vinho do tempo de Napoleão, de uma colheita conhecida como "O Ano do Cometa".

 Caminhando nas Nuvens (1995)

Keanu Reeves é um soldado da 2ª Guerra Mundial que se oferece para fingir ser o marido de uma jovem solteira grávida, que precisa voltar para casa, um vinhedo em Napa, onde vive seu tirano pai.

 Sideways – Entre Umas e Outras (2004)

Um aficcionado por vinhos dá de presente de despedida de solteiro, para o seu melhor amigo, uma viagem por vinícolas da Califórnia. Um clássico para enófilos, o filme alavancou as vendas de Pinot Noir.

 Mondovino (2004)

Um documentário que, como diz o nome em italiano, busca analisar o mundo do vinho. No filme, o cineasta explora a questão da sobrevivência dos pequenos vinicultores em um cenário globalizado e com grandes produtores.

 Um Bom Ano (2006)

Russell Crowe interpreta um executivo que trabalha em Londres, mas se vê obrigado a voltar para França, quando herda um château na Provence, onde passou a infância.

 O Julgamento de Paris (2008)

O filme, cujo nome original é Bottle Shock, é baseado em fatos reais, e conta a história de uma famosa degustação às cegas. Para ler mais sobre esse episódio da história do vinho, clique aqui.

 Red Obsession (2013)

Esse documentário mostra o incrível interesse dos chineses pelos vinhos franceses mais prestigiados de Bordeaux. Esse assunto já foi, inclusive, abordado em um outro artigo, que você pode ler clicando aqui.

Para finalizar, se quiser ler sobre a relação de algumas celebridades com o vinho, não na ficção, mas sim, no mundo real, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.