A vinha mais velha do mundo!

Maribor é uma cidade na Eslovênia, pequeno país do leste europeu. Na realidade, Maribor é a segunda maior cidade desse país.

E é em Maribor que encontra-se a vinha conhecida como a mais velha do mundo. Mas ela não está na zona rural, em um amplo e bucólico vinhedo. A vinha mais velha do mundo está no coração da cidade de Maribor, abraçada a uma casa construída no século 16! 

 Mas a videira de Maribor é realmente a mais velha do mundo?

É o que afirmam alguns especialistas em genética. Ela teria sido plantada há mais de 400 anos! E essa teoria é também sustentada por meio de pinturas datadas de 1657 e de 1681, que retratam a fachada da casa, já coberta pela planta! As pinturas encontram-se, atualmente, em um museu na Áustria.

 E qual uva produz essa vinha?

Essa é uma cepa chamada Žametovka, também conhecida como Modra Kavčina, da família da Vitis vinifera. Trata-se de uma variedade tinta, de grandes cachos com bagos igualmente grandes.

 Quanto ela produz, em uva e em vinho?

Anualmente é realizada uma colheita simbólica, que fica entre 35 e 55 kg de uvas. Após a vinificação, são envasadas entre 100 e 200 garrafas de vinho, especialmente desenhadas por um artista, contendo apenas 250 ml de vinho, cada.

 É possível comprar uma dessas garrafas?

Infelizmente, não. Elas são utilizadas como presente protocolar especial, apenas. Em geral, dadas para autoridades, campeões olímpicos... O ex-presidente americano Bill Clinton, por exemplo, já foi agraciado com um exemplar, durante uma visita à Eslovênia.

Mas, se serve de consolo, dizem que esse precioso vinho tem um sabor extremamente agradável, com um alto teor de açúcar residual... Só nos resta imaginar...

Ah, mas há “filhotes” dessa vinha espalhados pelo mundo! De tempos em tempos, ocorre um cerimônia de poda dessa vinha, com a doação de enxertos, ou mudas, para diversos países, como Japão, Austrália, Alemanha e França.

É, essa é mais uma história encantadora relacionada ao vinho... Incrível, não é?

Para encerrar, se quiser saber mais sobre vinhas velhas, e sobre a influência da idade de uma vinha na qualidade do vinho que ela produz, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.