Recordes dos vinhos

São tantas histórias a respeito do vinho, que algumas viram até marcas de recordes!

 O vinho mais antigo ainda em produção

A denominação de origem Commandaria, dos vinhos de sobremesa de Chipre, é considerada a mais antiga de todas. Esses vinhos existem há mais de 4.000 anos! Para conhecê-los mais, clique aqui.

 A adega com mais garrafas de vinho

Uma adega situada na cidade de Milestii Mici, na Moldávia, possui mais de 1.500.000 garrafas de vinho, armazenadas numa extensão de mais de 55 km de galerias subterrâneas.

 O vinho branco mais caro de todos

Em 2011, uma garrafa de vinho da região de Sauternes, na França, safra de 1811, foi comercializada, em Londres, pelo equivalente a 117 mil dólares. Para saber mais sobre Sauternes, clique aqui.

 O vinho mais caro já leiloado

Em 2010, na Suíça, uma garrafa de 6 litros de um vinho de Bordeaux, da safra de 1947, foi vendida a um colecionador particular, pelo equivalente a mais de 300 mil dólares!

 A maior garrafa de vinho do mundo

Com mais de 4 metros de altura, e capacidade para mais de 3.000 litros, esse recorde foi registrado na Suíça, em 2014!

 A maior taça de espumante do mundo

Críticos do vinho nacional, segurem-se nas cadeiras! Durante as comemorações do Centenário do Espumante Brasileiro, em Garibaldi, município do Rio Grande do Sul, essa super taça com capacidade para mais de 100 litros foi oficialmente reconhecida como a maior taça de espumante do mundo!

 A maior taça de vinho do mundo

Esse, por sua vez, é um recorde de Malta, país do sul do continente europeu. A taça apresentada em 2012 como a maior do mundo mede nada menos que 3,87 metros de altura...

 O maior número de vinhos abertos simultaneamente

Em 2015, um grupo de 1054 pessoas na Suíça, organizou-se para abrir vinhos, simultaneamente. Parece irrelevante, mas o evento serviu para arrecadar fundos para uma escola africana do Quênia!

 A maior coleção de rótulos

A maior coleção de rótulos de vinhos já vista pertence a uma mulher grega, que possui simplesmente 16.700 diferentes rótulos, de 60 diferentes países!

Percebeu que, mesmo com tantos recordes, nenhum deles trata sobre o tema “quem bebe mais”? Sabe por quê? Porque quem gosta de vinho sabe a importância da moderação no consumo!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.