O Dia do Vinho do Porto

Um patrimônio cultural, como o Vinho do Porto, um dos maiores embaixadores da cultura portuguesa ao redor do mundo, merece uma homenagem especial: o Dia do Vinho do Porto!

Esse dia é comemorado, anualmente, em 10 de setembro.

A iniciativa é do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, órgão que regulamenta o processo produtivo dos vinhos do Porto, produzido na Região Demarcada do Douro.

Por que exatamente nesse dia?

Porque foi justamente em 10 de setembro, no ano de 1756, que o Marquês de Pombal criou a mais antiga região vitivinícola, demarcada e regulamentada, do mundo: o Douro.

E o que acontece nesse dia?

Uma celebração internacional, com uma série de eventos relacionados ao tema. Seminários, debates, provas, degustações, jantares harmonizados, visitas a vinícolas, além de promoções e descontos especiais em lojas, restaurantes e bares locais.

Do ponto de vista profissional, é uma excelente oportunidade, na qual o mercado do vinho é analisado e discutido, a fim de explorar quais caminhos os produtores têm a sua frente. Trocam-se experiências e conhecimentos, e todos ganham.

Do ponto de vista do consumidor, também é uma excelente oportunidade, de estreitar seus laços com esse vinho que traz tanta história dentro de suas garrafas. É uma chance de conhecer mais a fundo o que é o vinho do Porto, ou melhor o que são os Vinhos do Porto!

Mas é certo que ninguém precisa estar no Douro, para celebrar esse dia. Que tal abrir um vinho do Porto, onde quer que você esteja, e brindar em homenagem a esse patrimônio da cultura portuguesa?

Enquanto isso, se quiser ler um pouco mais sobre esse vinho, clique aqui. Ou, se quiser saber por quanto tempo conservar sua garrafa de vinho do Porto, depois de aberta, clique aqui. E, se quiser comemorar com uma incrível mousse de chocolate com vinho do Porto, veja a receita, muito fácil de fazer, clicando aqui.

Para encerrar, um viva ao vinho do Porto!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.