Cantando vinhos...

Algumas músicas pedem uma taça de vinho. Outras músicas foram feitas pensando nele! No vinho!

 Days of Wine and Roses

Essa música, composta em 1962 por Henry Mancini, com letra de Johnny Mercer, fez parte da trilha de um drama de mesmo nome, e foi premiada com o Oscar de Melhor Canção Original, em 1963.

A música fala da saudade de um outro tempo, de “memórias do sorriso dourado que me apresentou aos dias de vinho, e rosas, e você.”

A interpretação que ficou mais conhecida, dessa canção, é a de Andy Williams, gravada em 1963. Mas muitos outros artistas famosos também deram suas versões para essa música. Até Frank Sinatra.

A expressão “Dias de Vinho e Rosas” foi retirada, na realidade, de um poema escrito em 1896 pelo inglês Ernest Dowson (1867–1900), chamado "Vitae Summa Brevis" (A Vida Breve).

 Winedark Open Sea

Em 1993, o ex-Beatle Paul McCartney lançou Winedark Open Sea, de sua autoria, no álbum Off The Ground. Mas, infelizmente, parece nunca ter sido tocada em nenhum de seus shows...

Uma música romântica, que traz o mesmo clima de paz do restante desse álbum, e que vale a pena ser conhecida!

 Red Red Wine

Essa música foi escrita, originalmente, pelo americano Neil Diamond, e lançada em 1967 no disco Just For You (Bag).

Mas foi em 1983 que ela virou um enorme fenômeno, com a banda britânica de reggae UB40 alcançando rapidamente as primeiras paradas de sucesso na Inglaterra.

O próprio compositor, que recebeu diversas vezes o Grammy Award em sua carreira, já elogiou publicamente a versão do UB40 para Red Red Wine, e até já fez seu “cover do cover”, com uma releitura da música, em homenagem à banda.

Nós também vamos homenagear o vinho e a música, encerrando esse artigo com um pedacinho de Red Red Wine, que pede para o vinho tinto consolar um coração partido:

Red, red wine

Stay close to me

Don't let me be alone

It's tearing apart

My blue, blue heart

Fica a dica das músicas. Só não se esqueça do vinho!

E, já que o assunto é cultura, se quiser sugestões de filmes sobre o mundo do vinho, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.