Por que bebemos vinho?

Já parou para pensar nessa pergunta? Nós paramos.

 Por uma questão de tradição. Trata-se de uma bebida milenar, consumida cotidianamente em diversas culturas, esporadicamente em outras. Algumas famílias passam esse hábito de geração para geração. Quem não teve, ou não conheceu, um vovô que bebia sua taça de vinho religiosamente?

 Porque faz bem para a saúde. O vinho é um produto saudável, cujo consumo regular e moderado está associado a benefícios à saúde cardiovascular, e ao controle e prevenção de uma série de doenças. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

 Por uma questão de prestígio. Não há como negar que existe um certo glamour em torno do vinho. Não é à toa que os momentos mais especiais e as maiores celebrações são acompanhados, via de regra, com essa bebida. Grandes jantares são servidos com vinho. Brindes de Ano Novo? Vinho!

 Porque é uma bebida gastronômica. Já percebeu como algumas bebidas, por mais que gostemos delas, não servem para acompanhar as refeições? O vinho, sim, ele é perfeito para isso! Aliás, se quiser dicas de harmonização, clique aqui.

 Porque apreciamos conhecimento. Todo vinho traz conhecimento e cultura dentro de si. Sobre a uva, sobre a forma de cultivo, de vinificação, origem. Sejamos sinceros, ninguém conta a história por trás da água de coco. Do vinho, sim. Cada vinho tem uma identidade própria.

 Porque é gostoso. Nossos sentidos são estimulados pelo vinho. Todos eles, mas principalmente o olfato e o paladar. Mesmo que não sejamos experts a ponto de identificar aromas de framboesas silvestres, sabemos que cheiros e gostos nos agradam, ou não.

 Porque aproxima as pessoas. Por exemplo? Casais que compartilham uma garrafa de vinho, pelo menos uma vez por semana, estão mais satisfeitos com a vida conjugal do que os outros. É o que diz uma pesquisa, sobre a qual você pode ler clicando aqui.

 Porque é prazeroso. Assim como outras bebidas alcoólicas, o vinho, se consumido moderadamente, nos descontrai e nos diverte. Mas não custa repetir: moderadamente.

 Porque sim, e ponto. Na verdade, porque não precisamos de um motivo específico para degustar um bom vinho, certo?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.