Vinhos e patrimônios

Certamente você já ouviu falar na UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura? Mas você sabe o que ela pode ter a ver, com vinho?

Pois bem. Alguns locais, de excepcional importância cultural ou natural, são nomeados, pela UNESCO, como Patrimônios Mundiais da Humanidade, com o objetivo de que sejam preservados para as gerações futuras. E alguns desses locais estão intrinsicamente relacionados ao mundo do vinho!

Quer exemplos?

 Na França, em grandes regiões vinícolas...

Em 2015, as "Encostas, Casas e Adegas de Champagne", ao redor das comunas de Reims e Epernay, entraram na seleta lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Na mesma ocasião, os vinhedos da Borgonha, com seus 1.247 climats, também foram reconhecidos e nomeados, como tal. Bordeaux, por sua vez, já ostenta esse título desde o ano de 1999, por meio da jurisdição de Saint-Emilion, e de 2007, por meio do Porto da Lua. Além disso, o Vale do Loire também já está na lista, desde 2000.

 Na África do Sul, em um dos solos mais antigos do mundo...

No extremo sul da África, os vinhedos do Cabo estão localizados em uma área protegida, considerada pela UNESCO como Patrimônio Mundial desde 2004. Conhecida como Cape Floral Kingdom (Reino Floral do Cabo), essa região tem um ambiente natural tão excepcional, que 70% das plantas existentes lá, não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta! 

 Na Hungria, onde é produzido o rei dos vinhos...

Tokaj é a região vinícola mais famosa da Hungria. E é a primeira região vinícola da Europa a ter sido classificada, em 1772. Mas, além disso, a Paisagem Cultural Histórica da Região Vinícola de Tokaj é, desde 2002, um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade. Se quiser ler mais sobre Tokaji, os maravilhosos vinhos produzidos na região de Tokaj, clique aqui.

 Em Portugal, uma terra de muitas maravilhas!

Desde 2004, a UNESCO declarou a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, no arquipélago dos Açores, como um Patrimônio Mundial da Humanidade. Mas Portugal tem ainda outras surpresas. A Região Vinhateira do Alto Douro, uma das mais selvagens e agrestes do país, e ao mesmo tempo bela e monumental, também é reconhecida pela UNESCO, desde 2001. Douro é onde nasce o vinho do Porto, e esse nome nos leva a mais um Patrimônio da Humanidade em território português: o Centro Histórico do Porto, reconhecido em 1996.

 E na Itália, já tão bela por si só...

Desde 2014, Paisagem vinícola do Piemonte: Langhe-Roero e Monferrato é o nome oficial de um Patrimônio Mundial da UNESCO, que compreende, além de cinco regiões vinícolas distintas, também o Castelo de Grinzane Cavour. Segundo a própria UNESCO, “as paisagens culturais dos vinhedos do Piemonte proporcionam excelente testemunho vivo de tradições de vitivinicultura resultantes de uma longa história, continuamente melhorada e adaptada até os dias atuais”.

Encerrando com uma curiosidade: no Brasil, atualmente, existem 19 Patrimônios Mundias da Humanidade. Entre eles estão a Cidade Histórica de Ouro Preto, o Centro Histórico de Olinda, o Parque Nacional do Iguaçu, e a Paisagem Cultural do Rio de Janeiro.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.