A grande dama de Champagne!

Uma mulher moderna e elegante, cujas atitudes e estilo sempre lembravam o bom e velho ditado “menos é mais”. Assim foi Elisabeth Bollinger (1899-1977), uma das mulheres que entraram para a história do mundo do vinho!

Seu nome de solteira era Elisabeth Law de Lauriston-Boubers, até casar-se, em 1923. Ela tinha 24 anos, e seu marido, Jacques Bollinger, 29.

Ele era neto de Josep Jacob, que um século antes desse casamento, em 1829, havia fundado uma maison, em Champagne.

E ela, neta de um banqueiro escocês, abraçou com paixão a vida na França, a região de Champagne, e os vinhedos administrados por seu agora marido.

Com o matrimônio, passou a se chamar Elisabeth Lauriston Bollinger, mas era conhecida como Sra. Jacques em Champagne, e era chamada de tia Lily pela família. Entrou para a história como Lily Bollinger, ou Madame Bollinger. 

Ao ficar viúva, aos 42 anos de idade, assumiu as rédeas da empresa, deixada pelo marido, sem hesitar. Vale lembrar que estamos falando no ano de 1941...

Agiu com bravura e com firmeza mesmo diante das dificuldades que Champagne viveu durante a 2ª Guerra Mundial, com a ocupação alemã.

Durante 30 anos, até 1971, ela esteve à frente dos negócios. Feminina e forte, elegante e determinada, soube conduzir a famosa empresa produtora de vinhos, equilibrando tradição e modernidade.

Ficou para a posteridade sua imagem andando de bicicleta pelas vinhas e estradas da região. Ela era tão conhecida por esse hábito, que ganhou de presente, ao completar 70 anos, um selim de couro de crocodilo, produzido pela famosa marca Hermès, gravado com as iniciais LLB, de Lily Lauriston Bollinger, que ela usou com sua característica discrição e simplicidade, e que hoje encontra-se em exposição.

Ficou para a posteridade, também, uma resposta sua dada durante uma entrevista ao London Daily Mail, em 1961. Diante da pergunta “Quando você bebe Champagne?”, Lily Bollinger mostrou toda a sua graça:

Eu bebo Champagne quando eu estou feliz e quando eu estou triste. Às vezes eu bebo quando eu estou sozinha. Quando tenho companhia, considero obrigatório. Dou uma bicadinha quando estou sem fome, e bebo quando estou com fome. Se não for assim, eu nunca nem toco no Champagne, a não ser que eu esteja com sede.

Era ou não era uma espirituosa dama?

Para ler essa e outras célebres frases a respeito de Champagne, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.