O vinho nas páginas da Bíblia

O vinho é tão presente na Bíblia, que, segundo estudiosos, são mais de 225 referências ao vinho, no total. Para se ter uma ideia, em todo o Velho Testamento, o Livro de Jonas é o único onde não encontramos nenhuma referência ao assunto.

Importante perceber, entretanto, que muitas dessas menções são alertas contra o consumo abusivo da bebida. Mas, na maioria dos casos, as citações relacionam o vinho à alegria, à saúde, e a outros aspectos positivos.

Vamos conhecer, ou lembrar, um pouco dessas menções, algumas delas inclusive com observações?

Saindo ao campo, vindimaram as suas vinhas, pisaram as uvas e fizeram uma festa. 

(Juízes 9:27)

 

Desapareceram a satisfação e a alegria dos teus pomares; ninguém canta nem grita nas vinhas; ninguém pisa as uvas nos lagares, porquanto fiz cessar os gritos de júbilo.

(Isaías 16:10)

 

O vinho novo se vai, e a videira definha; todos os que se divertiam, agora lamentam e gemem.…

(Isaías 24:7-9)

 

Por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades, não bebas somente água, mas também um pouco de vinho.

(1 Timóteo 5:23)

 

E não vos embriagueis com vinho, que leva à devassidão, mas deixai-vos encher pelo Espírito.

(Efésios 5:18)

 

O vinho que alegra o coração, o óleo que dá brilho às faces e o pão que sustenta o vigor dos seres humanos. 

(Salmos 104:15)

 

Talvez seja uma surpresa para muitos, mas a versão bíblica para a origem do vinho está na história de Noé e do dilúvio enviado por Deus, em resposta à maldade do ser humano. Se quiser ler sobre isso, clique aqui.

Noé, era cultivador, e foi o primeiro a plantar uma vinha.

(Gênesis 9:20)

Quem não conhece a história do primeiro milagre de Jesus, transformando água em vinho? Se quiser ler sobre essa bela passagem, clique aqui.

Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.

(João 2:3)

Deixamos para o final a citação que deve ser, na opinião de muitos, a mais emocionante de todas.

Em seguida tomou um cálice, deu graças e o entregou aos seus discípulos, proclamando: “Bebei dele todos vós. Pois isto é o meu sangue da aliança, derramado em benefício de muitos, para remissão de pecados.”

(Mateus 26:27-28)

Para encerrar, se quiser ler sobre vinhos canônicos, utilizados na consagração, clique aqui. Mas, independentemente da crença de cada um, o vinho é, sem dúvida, uma bênção em nossas vidas, não é mesmo?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.