Um Champagne fora de Champagne

Essa leitura vai surpreender a muitos. Acredite!

Muita gente deve lembrar de uma época em que era comum falar em “Champagne nacional”, para se referir aos nossos espumantes produzidos aqui no Brasil, e falar em “Champagne francês”, ou “Champagne verdadeiro”, quando o assunto eram, literalmente, os Champagnes verdadeiros.

Com o tempo, e com o mercado do vinho amadurecendo dia após dia, o termo Champagne tem sido utilizado cada vez mais de maneira, digamos assim, correta.

Champagne é o nome de uma denominação de origem. Só podem receber esse nome, e serem rotulados dessa maneira, os vinhos espumantes produzidos em uma restrita região francesa, e que atendem às rigorosas regras do CIVC (Comité interprofessionnel du vin de Champagne).

Isso significa, então, que absolutamente nenhum produtor no mundo, fora da região de Champagne, pode usar esse termo para designar seu vinho espumante?

Curiosamente, isso não é verdade.

A França, e a União Europeia, conseguiram convencer produtores de diversos países a respeito do seu direito sobre esse nome, e estabeleceram diversos tratados para regulamentar a questão.

Mas, até pouco tempo atrás, a situação ainda não estava definida com os Estados Unidos, onde era comum o uso não só desse nome, mas também de outros na mesma situação, como Chablis, Borgonha, Porto, Chianti...

Somente em 2006, os Estados Unidos e a União Europeia estabeleceram um acordo, reconhecendo a exclusividade do nome Champagne, somente para o Champagne!

Porém, sempre há um porém...

O acordo firmado prevê uma exceção. Estão liberados da proibição do uso do nome aqueles vinhos que, antes da assinatura do acordo, já eram rotulados como Champagne.

Sendo assim, alguns poucos produtores ainda estão autorizados, sim, a produzir e a comercializar o que eles rotulam como California Champagne.

Esse fato é ou não é surpreendente? Pois é, o mundo do vinho é tão vasto, que há espaço para todo o tipo de história. Até para essa...

Para finalizar, se quiser ler sobre Champagne, o vinho espumante mais famoso do mundo, clique aqui. Ou então, se quiser ler 15 frases famosas ditas a respeito desse vinho, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.