Ovário policístico, o vinho, e a ciência!

Esse tema interessa a muitas mulheres, sem dúvida! Vale a pena acompanhar!

A Síndrome do Ovário Policístico é uma doença endocrinológica que atinge cerca de 7% das mulheres na idade reprodutiva. 

Também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio caracterizado pelo aumento da produção de hormônios masculinos, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho. Outros sintomas da doença são ausência ou irregularidade da menstruação, ausência de ovulação e problemas com a fertilidade, aumento de peso, aparecimento de acne, crescimento de pelos no rosto e queda de cabelo.

Pois bem. Um grupo de cientistas, afiliados à Poznan University of Medical Sciences, na Polônia, e à University of California, nos Estados Unidos, estudou os efeitos do resveratrol sobre a Síndrome do Ovário Policístico.

Resveratrol, vale lembrar, é um componente de ação antioxidante encontrado nas uvas e, consequentemente, no vinho.

O resultado do estudo, que foi publicado no JCEM (The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism), sugere que o resveratrol tem a capacidade de reduzir a produção de hormônios masculinos em mulheres com SOP.

A pesquisa avaliou os efeitos do resveratrol, administrado em dose de 1.500 mg/dia, por 3 meses, em 30 mulheres inscritas em um hospital escola, por meio de um ensaio clínico randomizado duplo-cego controlado por placebo.

Os cientistas observaram, ao final do estudo, uma redução significativa, de mais de 23%, da testosterona sérica total e de mais de 22% do hormônio DHEA, precursor de testosterona.

Segundo os pesquisadores, o efeito pode estar relacionado, pelo menos em parte, com uma melhoria da sensibilidade à insulina, e um declínio de 31,8% do nível de insulina no sangue, percebidos com a administração do resveratrol.

Vale a ressalva que a causa da Síndrome do Ovário Policístico ainda não é totalmente esclarecida, mas a hipótese é que ela tenha uma origem genética e uma possível ligação com a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provocaria o desequilíbrio hormonal.

Será o resveratrol a solução desse problema feminino? Pode ser. Contudo, é importante lembrar que a dose testada nesse estudo é muito superior àquela que consumimos, naturalmente, ao beber vinho.

Para encerrar, se quiser ler sobre um outro estudo que relaciona o vinho à saúde dos ovários, clique aqui.

E, por fim, lembre-se: na dúvida, sempre consulte um médico!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.