Mais motivos para beber vinho

 A ciência está sempre estudando a respeito dos benefícios do vinho à saúde, quando consumido regular e moderadamente. Vamos falar disso?

O que logo vem à mente, nessa hora, é o famoso Paradoxo Francês. Um estudo envolvendo milhões de pessoas colocou o vinho tinto diário como um dos responsáveis por uma estranha contradição: o reduzido índice de doenças coronárias nos franceses, a despeito de uma dieta rica em gordura saturada, de fazerem poucas atividades físicas, e do elevado índice de fumantes. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

De fato, os benefícios do consumo responsável de vinho, para a nossa saúde cardiovascular, já são de conhecimento de boa parte da sociedade. Dentro desse tema, muito já se falou, e se publicou, por exemplo, sobre os efeitos do vinho na redução da coagulação sanguínea e do colesterol ruim, e no aumento do bom colesterol.

Em contrapartida, alguns estudos já realizados ainda surpreendem, e muito, os consumidores de vinho. Outros, ainda não encontram consenso no meio acadêmico, de tão polêmicos que os assuntos são...

 O que surpreende

Você sabia que o consumo moderado de vinho tinto pode reduzir 31% o risco de pedras nos rins, e o vinho branco pode reduzir 33%? É o que diz uma pesquisa, sobre a qual você pode ler, clicando aqui.

E você já ouviu falar que o vinho tinto pode ajudar no combate, ou no controle da obesidade? Pois bem. Pelo menos 3 pesquisas, na Espanha, nos Estados Unidos e na Alemanha, já abordaram esse assunto. Para ler, clique aqui.

 O que é polêmica

Um dos assuntos polêmicos, com bastante discordância até entre médicos, é o consumo de vinho e o diabetes. Um estudo israelense verificou melhora nos índices glicêmicos de diabéticos que metabolizam o álcool mais rapidamente, concluindo que o consumo moderado de vinho pode ser seguro para diabéticos com quadros bem controlados, ajudando inclusive a diminuir sensivelmente o risco cardiometabólico dessas pessoas. Para ler sobre isso, clique aqui.

Quando o assunto é gestação, então, como era de se esperar, também falta consenso no meio acadêmico.

Há quem afirme que o consumo moderado de vinho durante a gestação não aumenta os riscos de parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer, nem de pré-eclâmpsia (pressão arterial materna elevada).

Algumas pesquisas, inclusive, afirmam que não há prejuízo de desenvolvimento neurológico nas crianças, associado ao consumo moderado de vinho durante o período gestacional, sendo que um estudo observou que filhos cujas mães consumiam moderadamente a bebida, quando grávidas, apresentaram 30% menos chances de desenvolver alguns problemas, como hiperatividade.

Se quiser ler mais sobre vinho na gravidez, clique aqui.

De qualquer forma, apesar do consumo moderado de vinho proporcionar benefícios para a saúde, não é indicado para todos. Existem pessoas que não devem ingerir quantidade alguma de álcool, pois os prejuízos seriam muito maiores do que as vantagens. Na dúvida, sempre consulte um médico.

E, se quiser continuar lendo sobre a relação entre o consumo responsável de vinho e a saúde, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.