Dieta mediterrânea

Essa história começa lá atrás. E vale a pena ser conhecida.

Um estudo científico da década de 1950, chamado Seven Countries Study (Estudo dos Sete Países), revelou que as taxas de doenças coronarianas da região Mediterrânea eram menores quando comparadas a de outros países, fato que despertou o interesse da comunidade científica. Quem comandou esse estudo, à época, foi o cientista americano Ancel Keys, cujo principal foco de interesse era a influência dos hábitos alimentares sobre a saúde das pessoas. 

Mas foi somente no final do século 20 que se cunhou o termo “dieta mediterrânea”, sinalizando que havia um padrão dietético na região do Mediterrâneo que favorecia, de alguma forma, uma menor incidência de doenças cardíacas.

A dieta mediterrânea baseia-se num conjunto de tradições alimentares de países como a Grécia, Itália, Espanha, Portugal e França. Mas não existe uma dieta mediterrânea específica e única. Até porque, cada um dos países em volta do Mar Mediterrâneo tem suas peculiaridades regionais, culturais, econômicas, religiosas, agrícolas...

Sendo assim, podemos considerar que as bases da dieta mediterrânea são:

 azeitonas e azeites

 grãos inteiros, especialmente em pães e cereais

 baixas quantidades de carne vermelha

 peixes e frutos do mar

 produtos lácteos

 muitos vegetais, legumes e frutos secos

 vinho tinto em quantidades moderadas

Mais do que uma dieta, esse é um estilo de vida. De fato, seguir a dieta mediterrânea é incorporar uma maneira saudável de se alimentar, com base nos alimentos e bebidas tradicionais dos povos que vivem ao redor do Mediterrâneo.

Seguir esse estilo de vida, segundo a ciência, promove perda e ajuda na manutenção do peso, diminui o risco de doenças cardíacas e pressão alta, ajuda a combater alguns tipos de câncer e doenças crônicas, ajuda a reduzir a asma, a prevenir o diabetes, a evitar a depressão e o mal de Parkinson, entre outras coisas.

E, para melhorar ainda mais essa história: o vinho faz parte dessa dieta!

Que tal?

Ah, e se quiser ler mais sobre a influência do vinho na saúde, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.