Mulheres e homens moderados

Estudos médicos sugerem que homens e mulheres toleram o álcool de maneira diferente. E é importante estarmos atentos a isso.

De fato, pessoas reagem de forma diferente ao álcool. As reações individuais ao álcool dependem de diversos fatores, tais como:

 Idade

 Condição física

 Alimentação antes de beber

 Velocidade de consumo

 Interação com medicamentos

 Histórico familiar de problemas com o álcool

 Sexo

Sexo? Sim, sexo. Estudos médicos sugerem que consumir duas taças de vinho, por dia, significa beber moderadamente, para os homens. Já para as mulheres, o consumo moderado limita-se a uma taça diária. Por quê?

A existência de orientações distintas para homens e mulheres é reflexo do fato de as mulheres serem mais sensíveis do que os homens, à mesma dose de álcool.

Mas os médicos ainda estão pesquisando os motivos de homens e mulheres tolerarem o álcool de maneira diferente:

 Alguns especialistas afirmam que isso deve-se ao fato das mulheres terem, proporcionalmente, mais gordura e menos água no corpo, quando comparadas aos homens. Como o álcool é mais solúvel em água do que em gordura, a mesma quantidade de álcool ingerido irá resultar em uma maior concentração alcoólica no sangue feminino que no masculino.

 A maior tolerância masculina ao álcool pode ser consequência, também, da diferença significativa, entre homens e mulheres, na atividade de uma enzima do estômago, responsável pela decomposição do álcool antes de atingir a corrente sanguínea. Essa enzima é quatro vezes mais ativa em homens do que em mulheres. Sendo assim, uma maior porcentagem do álcool consumido vai diretamente para a corrente sanguínea, no caso das mulheres.

 Também há indícios de que as alterações hormonais que ocorrem nas mulheres, durante o ciclo menstrual, afetam o metabolismo do álcool, mas este ainda é um tema bastante controverso, entre especialistas.

De qualquer forma, apesar do consumo moderado de vinho proporcionar benefícios para a saúde, pode não ser indicado para todos. Existem pessoas que não devem ingerir quantidade alguma de álcool, pois teriam mais prejuízos que benefícios, independente de serem homens ou mulheres.

Por isso é sempre importante frisar: na dúvida, consulte um médico.

Para encerrar, se quiser saber como o conceito de consumo moderado mudou, ao longo do tempo, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.