Uma classificação saudável!

Os benefícios que o vinho traz à saúde são frequentemente estudados, por especialistas no mundo todo. Mas foi da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, no Brasil, que recentemente saiu uma interessante pesquisa.

Esse estudo, realizado no Laboratório de Desenvolvimento de Alimentos Funcionais, analisou um total de 666 diferentes vinhos tintos produzidos na América do Sul, com rótulos brasileiros, argentinos, uruguaios e chilenos, todos com preços abaixo de 50 dólares, e todos monovarietais. Se quiser ler sobre a diferença entre um vinho monovarietal e um vinho de corte, clique aqui.

Com a ajuda do Instituto de Matemática e Estatística da USP, foi desenvolvido um modelo matemático que, através de inúmeros cálculos, envolvendo parâmetros como a capacidade antioxidante e o teor de compostos fenólicos, mede a funcionalidade de cada vinho.

Funcionalidade é a capacidade que um alimento tem de proporcionar benefícios à saúde. Daí o termo “alimentos funcionais”.

Os resultados da pesquisa permitiram classificar os vinhos em 3 categorias: baixa, média e alta funcionalidade. Dentre as cepas avaliadas (Cabernet Sauvignon, Malbec, Carmenère, Tannat, Merlot e Syrah), os melhores resultados apareceram em rótulos de Malbec e de Tannat, produzidos na Argentina, com preço acima de 15 dólares.

Os pesquisadores acreditam em uma utilidade bastante prática para esse estudo. Segundo eles, o modelo matemático desenvolvido pode vir a ser utilizado na criação de um tipo de “selo de qualidade” para vinhos, como forma de diferenciá-los, evidenciando ao consumidor quais têm maior potencial de fazer bem à sua saúde.

A pesquisa, coordenada pela professora Inar Castro, será publicada no prestigiado Australian Journal of Grape and Wine Research.

Se você gostou do assunto, e quer conhecer quais pistas ajudam a identificar os vinhos mais saudáveis, clique aqui!

Como sempre, vale ressaltar: o consumo moderado de vinho traz, sim, inúmeros benefícios à saúde, mas não é indicado para todos. Na dúvida, consulte um médico.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.